US$ 14 bi em carros inteligentes devem ser investidos pela BYD

A medida ocorre em um momento em que a montadora chinesa tenta diminuir a diferença em relação aos rivais que fabricam veículos com mais recursos de alta tecnologia

BYD , maior fabricante de veículos elétricos do mundo, investirá 100 bilhões de yuans (US$ 14 bilhões) para desenvolver recursos de carros inteligentes, disse seu fundador e CEO, Wang Chuanfu, nesta terça-feira (16).

Wang não deu um prazo específico para o investimento ou mais detalhes. A medida ocorre em um momento em que a montadora chinesa tenta diminuir a diferença em relação aos rivais que fabricam veículos com mais recursos de alta tecnologia.

A BYD planeja introduzir um recurso que chama de Navegação no Piloto Automático, que permitirá que os motoristas tirem as mãos do volante e os pés dos pedais em determinados cenários. O sistema exige que os motoristas toquem o volante a cada 15 segundos. Ele virá instalado em carros que custam mais de 300.000 yuans e também estará disponível como uma opção de atualização para veículos com preço superior a 200.000 yuans. A BYD não revelou se os motoristas serão responsáveis por acidentes, caso ocorram.

Os sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS, na sigla em inglês), como são formalmente conhecidos, são cada vez mais um ponto de venda importante para os consumidores na China e em outros países. Os carros inteligentes podem ser colocados no piloto automático em algumas rodovias e em algumas cidades, além de estacionarem sozinhos. As principais empresas da China, como a Xpeng Inc. e a Huawei Technologies Co., usam os recursos do ADAS para diferenciar seus veículos e obter preços mais altos.

Há muito tempo, a Xpeng é considerada uma das fabricantes chinesas mais avançadas no que diz respeito à direção inteligente, com seu sistema piloto guiado por navegação, ou XNGP, implementado em 52 cidades em todo o país. O sistema pode fazer com que os carros acelerem, freiem, detectem semáforos e mudem de faixa automaticamente, analisando dados em tempo real por meio de sensores e câmeras.

Os modelos da Xpeng também podem vir com um recurso de estacionamento com memória, em que o carro pode se guiar por vários níveis em uma garagem até uma vaga pré-selecionada.

O recurso de navegação no piloto automático da BYD já vem instalado em seu Denza N7 EV. Ele será adicionado aos modelos de luxo da marca Yangwang da montadora, disse a BYD, e provavelmente a algumas de suas séries de carros mais convencionais.

A BYD também falou sobre outros recursos não relacionados à direção que está pensando em adicionar para aprimorar a experiência dos motoristas.

O Yangwang U8, que é vendido por cerca de 1 milhão de yuans, poderá vir com um drone montado no veículo. Os engenheiros redesenharam o volante para que ele possa se soltar da coluna de controle e, assim, os motoristas poderão usá-lo e os pedais do carro para jogar videogames, como corridas de carros.

Em alguns de seus outros modelos de preço mais alto, a BYD está adicionando tecnologia de sensor de movimento de impressão da palma da mão para permitir que os motoristas abram as portas do carro acenando para eles.

A BYD também deu mais detalhes sobre seu impulso no exterior, com um porta-voz da empresa confirmando que sua marca Denza, 10% sob propriedade da Mercedes-Benz Group AG, será lançada na Europa no quarto trimestre de 2024. A BYD também planeja exportar suas marcas Yangwang e Fang Cheng Bao.

Yangwang e Fang Cheng Bao provavelmente também receberão novos nomes para se adequarem melhor ao mercado internacional, disse o porta-voz. Em dezembro, as exportações foram responsáveis por cerca de 11% das vendas mensais da BYD.

Na segunda-feira (15), a empresa revelou formalmente o primeiro dos oito navios de carga que receberá nos próximos dois anos para ajudá-la a exportar seus veículos elétricos para todo o mundo.