Confira o que são Altcoins

Altcoin é uma escolha popular para diversificar seus investimentos em criptomoedas

O que são Altcoins?

Altcoin, abreviação de “moedas alternativas”, refere-se a criptomoedas que não são bitcoin. Litecoin foi o primeiro altcoin, separando-se do blockchain Bitcoin original em 2011. Litecoin se destacou do Bitcoin com seu mecanismo de prova de trabalho chamado Scrypt, que é mais rápido que o mecanismo do Bitcoin. Hoje, mais de 17.000 altcoins ocupam 40% do mercado de todas as criptomoedas.

Altcoins são feitos por vários motivos. Algumas altcoins são baseadas em tarefas, como o Ether (que é usado para pagar transações) ou o Bananacoin (que é usado para arrecadar fundos para uma plantação de banana no Laos). 

Altcoins são uma alternativa de investimento viável ao bitcoin. Moedas com casos de uso e propósitos fortes e bem definidos provavelmente crescerão no futuro, tornando-as ótimas opções para diversificação de criptografia. No entanto, vale a pena ser cauteloso ao investir em altcoins porque o mercado ainda é relativamente jovem e imprevisível.

Exemplos e casos de uso de Altcoins populares

Existem mais de 17.000 altcoins em circulação hoje com diversas finalidades. Aqui estão alguns casos de uso proeminentes de altcoin e alguns exemplos:

Moedas estáveis

Stablecoins são criptomoedas projetadas para manter um valor relativamente estável, normalmente atrelado a ativos como moedas fiduciárias ou metais preciosos. Eles são populares porque podem substituir contas bancárias e permitir transferências de dinheiro rápidas e acessíveis.

Aqui estão alguns exemplos de stablecoins:

  • Moeda USD (USDC)
  • Tether (USDT)
  • BinanceUSD (BUSD)
  • Dai (DAI)
  • TerraUSD (UST)

Tokens de segurança

Os tokens de segurança representam a propriedade de determinados ativos digitais, agindo como uma versão digital de ações ou títulos. Eles também são normalmente usados ​​como veículos de investimento.

Alguns exemplos de tokens de segurança são:

  • Siafunds
  • Capital Blockchain (BCAP)
  • Blockchain Científico (SCI)

Tokens de pagamento

Os tokens de pagamento são usados ​​principalmente para substituir moedas fiduciárias nas transações.

Os tokens de pagamento incluem:

  • Bitcoin (BTC)
  • Litecoin (LTC)
  • Dinheiro Bitcoin (BCH)

Tokens Utilitários

Os tokens utilitários realizam um serviço específico dentro de sua rede, como compra de serviços, resgate de recompensas ou compra de espaço de armazenamento.

Alguns exemplos de tokens utilitários são:

  • Moeda Binance (BNB)
  • Zilliqa (ZIL)
  • Aurora (AOA)

Moedas Memes

As moedas meme geralmente são feitas como piadas ou paródias de outras criptomoedas. No entanto, estes ativos digitais podem ter valor para além do seu humor inicial, como evidenciado pela “temporada das moedas meme” de 2021, quando o valor do Dogecoin aumentou consideravelmente.

Algumas moedas meme proeminentes são:

  • Dogecoin (DOGE)
  • Shiba Inu (SHIB)
  • Dogelon Marte (ELON)

Tokens de Governança

Os tokens de governança são usados ​​para conceder direitos de voto em uma organização autônoma descentralizada (DAO). Os detentores de tokens têm o poder de votar ou criar iniciativas que influenciam a forma como o DAO é administrado.

Alguns tokens de governança proeminentes são:

  • Criador (MKR)
  •  Aave (AAVE)
  • Uniswap (UNI)

Você deve investir em Altcoins?

Você deve investir em altcoins se quiser diversificar seu portfólio de criptomoedas. Muitas moedas digitais são projetos ambiciosos com casos de uso prático e podem sofrer grandes aumentos de preços se se tornarem populares entre os investidores em criptografia.

No entanto, existem muitas altcoins e escolher a melhor não é fácil. Faça sua pesquisa e escolha ativos criptográficos que você acredita que terão sucesso no futuro. 

Investir em altcoins também traz mais riscos, pois sempre há uma chance de o valor de suas altcoins despencar ou se tornarem fraudes. Se você é avesso ao risco, recomendamos que você opte pelas principais criptomoedas.

Prós e contras de investir em Altcoins

Está pensando em investir em criptomoedas alternativas? Aqui estão alguns prós e contras que você deve considerar antes de mergulhar:

Prós de investir em Altcoins

Investir em altcoins é uma ótima maneira de diversificar seus investimentos e potencialmente obter mais lucros. Outras vantagens de investir em altcoins incluem:

  • Altcoins normalmente melhoram as falhas percebidas ou reais do Bitcoin, tornando-os tecnicamente superiores.
  • Altcoins tendem a aumentar de valor, aumentando seus lucros potenciais.
  • Existem muitas altcoins para escolher, oferecendo muitas opções de investimento.
  • Algumas altcoins, como as stablecoins, sofrem menos volatilidade de preços do que o bitcoin.

Contras de investir em Altcoins

No entanto, existem alguns contras de investir em altcoins que você precisa ter em mente. Aqui estão alguns deles:

  • As criptomoedas alternativas não têm a vantagem de participação de mercado do bitcoin. Embora as altcoins ocupem 40% da participação no mercado criptográfico, esta é dividida entre milhares de moedas.
  • Algumas altcoins estão disponíveis apenas em determinados mercados de criptomoedas, o que as torna mais difíceis de comprar.
  • Altcoins são mais arriscados porque têm menos investidores, o que os torna menos líquidos que os bitcoins.
  • Algumas altcoins não têm casos de uso viáveis ​​ou podem ser fraudes completas.

Como você avalia Altcoins?

Você avalia as altcoins de forma semelhante ao bitcoin – fazendo sua própria pesquisa. Aqui estão cinco dicas a seguir antes de comprar um projeto altcoin:

Leia o artigo

O whitepaper de um token explica seu propósito e valor para potenciais compradores. A leitura de um white paper fornece uma boa visão geral de por que você deve comprar a moeda e ajuda a tomar a decisão de compra correta.

Dê uma olhada na equipe de desenvolvimento

Um bom projeto de criptografia deve ter uma equipe confiável por trás dele. Observe o histórico de cada membro-chave da equipe para saber suas credenciais e confiabilidade.

Verifique sua capitalização de mercado

A capitalização de mercado ou capitalização de mercado de uma criptomoeda mede seu valor total. Grandes capitalizações de mercado significam que a moeda tem muito valor, mas pode ter menos espaço para crescer. Dito isto, as moedas com maiores capitalizações de mercado são mais estáveis ​​e menos propensas a sofrer subidas e descidas consideráveis ​​de preços.

Examine sua presença social e apoio comunitário

Uma das melhores maneiras de medir a transparência de um projeto criptográfico é verificar sua presença e comunidade nas redes sociais. Um projeto criptográfico com páginas de mídia social atualizadas frequentemente mostra que a equipe está disposta a compartilhar novidades sobre cada desenvolvimento. Compartilhar atualizações frequentes também demonstra que eles estão dispostos a assumir responsabilidades se algo der errado com o projeto, diminuindo a probabilidade de ser uma fraude.

Conclusão

Investir em altcoins é uma boa maneira de diversificar seu portfólio de criptografia. Mas embora tenham um bom potencial de lucro, as suas menores capitalizações de mercado significam que o seu valor flutua mais do que o bitcoin.

Antes de comprar uma altcoin, avalie e pesquise para saber o que esperar. Certifique-se de ler o white paper da moeda, consultar a equipe do projeto e verificar seu valor de mercado.