Franquias de alimentação crescem 26,6% no 1º trimestre, segundo ABF

Os números mostram o crescimento do franchising de 19,1%, entre janeiro e março de 2024, em relação ao mesmo período de 2023

A ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgou os dados da Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor. Os números mostram o crescimento do franchising de 19,1%, entre janeiro e março de 2024, em relação ao mesmo período de 2023. Um dos destaques foi o segmento de Alimentação – Food Service, que teve um incremento de 26,6% no faturamento durante os primeiros meses do ano, passando de mais de R$ 7,8 bilhões para mais de R$ 9,8 bilhões de receita.

Segundo a entidade, o setor de alimentação foi alavancado pela consolidação da retomada dos salões, a persistência do hábito de pedidos delivery, a demanda provocada por grandes eventos e pelo próprio turismo, novas marcas operando neste mercado e a expansão da base de operações das franquias já estabelecidas. Este é o caso da Água Doce Sabores do Brasil, rede que explora pratos e drinques da culinária brasileira e conta com 80 restaurantes em sete estados do País.

A franquia registrou um aumento de 15% nas vendas no primeiro trimestre do ano, além de seguir com o plano de expansão para 2024, e que inaugurou três operações durante este período. Em termos de faturamento, a empresa obteve 15% de incremento entre janeiro e março deste ano, evidenciando a força do setor de Food Service no Brasil. Pensando no próximo trimestre, a marca espera a abertura de dois pontos em shopping centers no interior do estado de São Paulo, localizados em Cajamar e Vargem Grande Paulista.

Referência em praças de alimentação de centros comerciais, o Divino Fogão, marca de comida inspirada na fazenda, também teve um início de ano promissor. Com mais de 210 pontos de vendas pelo Brasil, a empresa revela que teve um aumento de 21,40% nas vendas brutas de toda a rede, além de uma alta de 18,78% de Same Stores Sales no primeiro trimestre de 2024, se comparado a 2023. Na parte expansão, o crescimento também foi acelerado, com a abertura de três operações no período. Para o próximo trimestre, estão programadas mais três unidades, que serão implantadas em shopping centers dos estados de Pernambuco, Goiás e Minas Gerais. Além disso, a marca revela que está investindo em ações para conquistar novos clientes e que, com isso, o delivery foi um canal de suma importância, anotando um incremento de 13,3% no número de pedidos e de 7,3% no faturamento.

O Mr. Cheney é uma rede de franquias com sobremesas tipicamente americanas, sendo o pioneiro em trazer o Cookie americano para o Brasil. Fundada em 2005 pelo casal Lindolfo e Elida Paiva, a marca é reconhecida no mercado por meio de sua receita especial, ensinada pelo “Cookie Man” Jay Cheney, que inspirou o nome da rede. A primeira loja foi inaugurada no bairro da Casa Verde (São Paulo/SP). Desde então, as mais de 80 unidades abriram suas portas por todo o Brasil. Com o diferencial de sempre ter Cookies fresquinhos e recém-assados (conceito Fresh Baked), as lojas oferecem uma fornada a cada 20 minutos,espalhando o aroma inconfundível por todo ambiente.
O Mr. Cheney é uma rede de franquias com sobremesas tipicamente americanas, sendo o pioneiro em trazer o Cookie americano para o Brasil. Fundada em 2005 pelo casal Lindolfo e Elida Paiva, a marca é reconhecida no mercado por meio de sua receita especial, ensinada pelo “Cookie Man” Jay Cheney, que inspirou o nome da rede. A primeira loja foi inaugurada no bairro da Casa Verde (São Paulo/SP). Desde então, as mais de 80 unidades abriram suas portas por todo o Brasil. Com o diferencial de sempre ter Cookies fresquinhos e recém-assados (conceito Fresh Baked), as lojas oferecem uma fornada a cada 20 minutos,espalhando o aroma inconfundível por todo ambiente.

Além dos cookies, o Mr. Cheney também oferece sanduíches, panquecas americanas, cheesecakes, cinnamon rolls, sodas americanas e diversas bebidas como frappés, milk shakes, cafés gelados etc, além de sobremesas com sorvete como o Cookie Ice Mountain e Cookie Sandwich.