Azul pede recuperação judicial nos Estados Unidos
A medida faz parte de um processo de reestruturação pré-acordado com credores

Seguindo a Latam e mais recentemente a Gol Linhas Aéreas, a Azul protocolou nesta quarta-feira (28) um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos por meio do chamado Chapter 11. A medida faz parte de um processo de reestruturação pré-acordado com credores e investidores estratégicos, com o objetivo de reorganizar sua estrutura financeira e reduzir significativamente o nível de endividamento.

De acordo com fato relevante enviado ao mercado, a aérea brasileira informou que o processo prevê acordos que envolvem cerca de US$ 1,6 bilhão em financiamento DIP (debtor-in-possession), instrumento utilizado para manter as operações durante a reestruturação.

A proposta também inclui a eliminação de mais de US$ 2 bilhões em dívidas e a possibilidade de levantar até US$ 950 milhões em novos recursos no momento de saída do processo. Desse total, até US$ 650 milhões virão de uma oferta de ações com garantia firme dos investidores já envolvidos, enquanto outros US$ 300 milhões podem ser aportados pela United Airlines e American Airlines, sujeitas a condições específicas.

A decisão ocorre após a dívida da companhia alcançar R$ 31 bilhões no primeiro trimestre de 2025, um crescimento de mais de 50% em relação ao ano anterior. Segundo a Azul, o pedido de Chapter 11 foi necessário para viabilizar acordos com os principais stakeholders, incluindo credores, a maior arrendadora de aeronaves da companhia, AerCap, e os parceiros estratégicos americanos.

“Os acordos visam transformar a estrutura de capital da Azul, por meio de redução significativa do endividamento e geração positiva de caixa”, declarou a empresa no comunicado. A companhia também afirma que o pacote de financiamento cria as condições para uma saída estruturada e acelerada do processo.

redacao
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