Views
O Ministério da Fazenda revisou para baixo a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2025, reduzindo a estimativa de 2,5% para 2,3%. Além disso, a pasta prevê estabilidade na inflação para o próximo ano, mantendo a projeção em 4,8%, influenciada por efeitos defasados da depreciação cambial e pela inércia inflacionária. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Política Econômica (SPE), mas o documento não detalhou qual indicador de inflação foi utilizado.
Segundo o Ministério da Fazenda, a revisão no crescimento econômico reflete o impacto do aumento da taxa de juros básica e do cenário externo adverso. O comunicado ressalta que as perspectivas para 2025 estão centradas na continuidade dos esforços para garantir a sustentabilidade fiscal, com controle do crescimento das despesas dentro dos limites estabelecidos pelo Novo Arcabouço Fiscal (NAF), cumprimento da meta de resultado primário e implementação das medidas aprovadas no final de 2024 para fortalecer o regime fiscal.
A pasta também destacou que seguirá com o processo de revisão permanente das despesas públicas e com ações contínuas para estabilizar o crescimento da dívida pública. O Ministério reforçou que o compromisso com a responsabilidade fiscal será fundamental para a manutenção da confiança dos agentes econômicos e para garantir um ambiente macroeconômico favorável ao crescimento sustentável.