Views
Três dos principais projetos de inteligência artificial (IA) que operam em blockchain concordaram em fundir seus tokens, um movimento que visa ajudá-las a desenvolver uma plataforma de IA descentralizada.
SingularityNET (AGIX), Fetch.ai (FET) e Ocean Protocol (OCEAN) fundirão suas criptomoedas em um único token conhecido como ASI, que teria um valor totalmente diluído de cerca de US$ 7,6 bilhões, disseram as startups em comunicado nesta semana. O acordo depende da aprovação dos membros de cada comunidade.
“Queríamos construir uma das primeiras redes abertas e descentralizadas do mundo que realmente permitisse que a AGI (inteligência artificial geral) estivesse ao alcance de todos que fornecem apoio à construção da rede”, disse o CEO da Fetch.ai, Humayun Sheikh, em uma entrevista. “É uma alternativa às grandes corporações que existem e controlam o setor de IA. [O projeto] é de código aberto, descentralizado e possui todas as ferramentas para construir inteligência artificial.”
Embora as três plataformas continuem a operar como entidades separadas, um conselho administrativo da chamada Aliança de Superinteligência Artificial monitorará e orientará as operações da rede de tokens após a fusão. A aliança será liderada por Ben Goertzel, fundador da SingularityNET; Xeque; e Bruce Pon e Trent McConaghy, cofundadores do Ocean Protocol.
O acordo surge no momento em que grandes empresas de tecnologia, incluindo a Alphabet e a Microsoft, estão investindo pesadamente em IA, que tem o potencial de mudar a forma como as pessoas interagem com a tecnologia.
Plataformas iniciantes orientadas para IA, como o trio SingularityNET, Fetch.ai e Ocean Protocol, por sua vez, estão correndo para desenvolver tecnologia de IA descentralizada em blockchain, com a ideia de que a inovação nesse segmento não seja controlada por grandes empresas que devem satisfação a acionistas.
(Bloomberg)