As franquias a partir de R$ 30 mil para empreender em 2025
Com oportunidades em diversos segmentos, setor segue em expansão em 2025

O mercado de franchising segue ganhando destaque como um negócio promissor. Segundo a pesquisa trimestral da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias registrou um crescimento de 12,1% em sua receita no terceiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano anterior - com o faturamento passando de R$62,6 bilhões para R$70,2 bilhões. Com o aumento da demanda em diversos segmentos, as previsões são muito positivas para o ano de 2025. Desde marcas cada vez mais sólidas a novidades do setor, além da variedade dos modelos de negócios, o cenário permite que investidores apostem em opções que se adequem aos seus perfis, que vão de microfranquias a negócios mais robustos.

Confira abaixo uma seleção de marcas para começar 2025 empreendendo:

Gastronomia:

Duo Gelatto
Fundada em 2017, a Duo Gelatto é uma rede de franquias especializada em sorvetes, açaís e picolés. A linha de produtos é diversificada com mais de 100 sabores exclusivos, com fabricação própria (incluindo uma linha zero açúcar), 70 opções de toppings, além de milk-shakes e o açaí do Pará, 100% natural. O modelo de negócio inclui sorveterias e açaiterias com espaços amplos de até 400 m², focados na experiência do cliente com brinquedotecas, espaços pet friendly e ambientes instagramáveis. A Duo Gelatto entrou para o franchising em 2023 e, atualmente, já conta com 24 lojas em operação no estado de Goiás.
Investimento inicial de: a partir de R$250 mil,
Faturamento médio mensal: a partir de R$70 mil até R$150 mil
Prazo de retorno: de 16 a 18 meses.

Milk Moo
Em quatro anos de história a Milky Moo, rede especializada em milkshakes já conta com 590 unidades espalhadas por todos os estados brasileiros. Com um plano agressivo de expansão para 2024, a rede aposta em três formatos de franquias: quiosques, com investimento inicial de R$ 190 mil e faturamento médio de R$ 70 mil; lojas de rua, com investimento de R$290 mil e faturamento em torno de R$80 mil; e loja em shopping, que requer investimento a partir de R$290 mil e faturamento aproximado de R$100 mil.
Investimento inicial a partir de:
Quiosque: R$ 190 mil;
Loja de rua: R$ 290 mil
Loja em shopping: R$ 290 mil
Faturamento médio de:
Quiosque: R$ 70 mil
Loja de rua: R$ 80 mil
Loja em shopping: R$ 100 mil
Previsão de retorno: 18 a 24 meses em todos os formatos

Amélie Crêperie:
Fundada em 2014, a rede Amélie Crêperie é uma franquia de bistrôs franceses que tem como carro chefe a tradicional galette – versão rústica e salgada de crepe. Com cinco unidades no Rio de Janeiro, em sua maioria localizadas em shoppings centers, a marca aposta em um conceito que combina ambientes charmosos com preços acessíveis. A rede carioca se uniu ao Grupo Arcca, holding de franqueadoras multimarcas com forte dna de tecnologia e gestão, para sua expansão em franquias. O modelo de negócio de restaurante otimizado e compacto, requer um investimento inicial a partir de R$650 mil.
Investimento inicial: a partir de R$ 650 mil (taxa de franquia R$ 80 mil)
Faturamento médio mensal: R$ 240 mil
Previsão de retorno: 24 a 36 meses

Juliette Bistrô:
Fundada em 2022, a rede Juliette é uma franquia de bistrôs internacionais que segue a inspiração cosmopolita e art déco presente nas grandes capitais gastronômicas. Com duas unidades no Rio de Janeiro, todas localizadas em shoppings centers, a marca aposta em um conceito que combina ambientes charmosos com preços acessíveis. A rede carioca se uniu ao Grupo Arcca, holding de franqueadoras multimarcas com forte DNA de tecnologia e gestão, e se prepara para sua expansão em franquias. O modelo de negócio de restaurante otimizado e compacto, requer um investimento inicial a partir de R$600 mil.
Investimento inicial: a partir de R$ 600 mil (taxa de franquia R$ 80 mil)
Faturamento médio mensal: R$ 220 mil
Previsão de retorno: 24 a 36 meses

Najah Rão:
Marca de comida árabe do Grupo Rão, holding que conta com 4 marcas no seu portfólio, a Najah Rão conta com 14 unidades espalhadas pelo Rio de Janeiro. No sistema de franchising desde 2019, a rede especializada em esfihas aposta em uma franquia enxuta e com logística simplificada. Com investimento inicial de R$ 220 mil, uma operação da marca requer 40m² e 6 funcionários. O faturamento médio mensal é de R$ 150 mil e a previsão de retorno é de até 24 meses.
Investimento inicial: R$ 220 mil
Faturamento médio mensal: R$150 mil
Previsão de retorno: Até 2 anos

Pizza do Rão:
Famosa por oferecer pizzas quadradas, a Pizza do Rão é uma das redes mais consolidadas do Grupo Rão, holding que conta com 4 marcas no seu portfólio. Com 35 lojas espalhadas por cinco estados brasileiros, inclusive em Portugal, a Pizza do Rão oferece uma operação enxuta com foco nas pizzas, que requer um investimento inicial de R$ 250 mil, com faturamento médio mensal de R$ 210 mil e previsão de retorno de até 24 meses.
Investimento inicial: R$250 mil
Faturamento médio mensal: R$210 mil
Previsão de retorno: Até 24 meses

Sushi Rão:
Fundada em 2013, o Sushi Rão foi o negócio que deu origem à holding do Grupo Rão, que hoje conta com 4 marcas no seu guarda-chuva de franquias no mercado de food service. Desde 2018 no franchising, a marca conta com mais de 45 lojas espalhadas no Brasil e em Portugal. Considerada uma das pioneiras no setor, além de ser considerado o maior delivery de culinária japonesa do Brasil, a franquia da Sushi Rão requer um investimento inicial de R$ 250 mil para um modelo híbrido de delivery + take away. Com faturamento médio mensal estimado em R$ 240 mil, a loja da rede opera com, no mínimo, 40m2 e seis funcionários. A marca já ganhou mais de diversos Selos de Excelência.
Investimento inicial: A partir de R$240 mil
Faturamento estimado: R$240 mil
Previsão de retorno: em até 24 meses

Porto do Sabor:
O Porto do Sabor é uma rede especializada em alimentação saudável com 27 anos de história. A marca deu início às suas operações no sistema de franchising em 2013 e hoje já conta com 37 unidades pelo Rio de Janeiro. O açaí e a torta integral de frango são os carros-chefes, mas além dos lanches rápidos, a rede também oferece um mix de produtos para as principais refeições do dia. O Porto do Sabor requer um investimento inicial de R$349 mil, com o faturamento médio mensal de R$120 mil. Pela primeira vez, a rede oferece, também, o formato de microfranquia. A novidade requer um investimento inicial de R$ 135 mil, com faturamento mensal de R$ 40 mil.
Franquia padrão:
Investimento inicial: a partir de R$349 mil
Faturamento médio mensal: R$120 mil
Prazo médio de retorno do investimento: 28 a 36 meses
Microfranquia:
Investimento inicial: a partir de R$ 135 mil
Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
Prazo médio de retorno do investimento: 28 a 36 meses

Maria Açaí
Fundada em 2017, em Joinville (SC), a rede é especializada em açaí artesanal e já conta com mais de 70 lojas em 6 estados brasileiros (RJ, SP, BSB, RS, PR e SC). De olho em acelerar a sua expansão nacional, a rede Maria Açaí conta com diferentes formatos de franquias: entre eles o modelo Self Service. A rede não cobra royalties sobre faturamento, apenas o valor fixo de R$1500 mensais. A taxa de franquia e demais custos (capital de giro, primeiro estoque, reforma do local e outros) já estão inclusos no valor do investimento inicial. Com os formatos recém-lançados, a marca especializada no fruto amazônico planeja saltar de 70 para 100 lojas até o final de 2024.
Investimento inicial: R$198 mil
Faturamento médio mensal: entre R$ 80 a 100 mil
Tempo de retorno do investimento: 24 meses

Meatz Burger
Nascido em 2015, em um trailer na região de Águas Claras, em Brasília, o Meatz Burger, conhecido pela operação que foca em burgers simples e autênticos, hoje conta com mais de 20 lojas em 6 estados brasileiros e 8 anos de mercado. Com o lema, “o simples da melhor forma”, o modelo para franquias funciona no formato de loja física com delivery.
Investimento inicial: R$250 mil
Faturamento médio mensal: R$230 mil
Prazo de retorno do investimento: 30 meses

House Forneria
Nascida no Rio de Janeiro em 2021, a House Forneria é uma rede de pizzarias premium; suas pizzas são produzidas com farinha italiana 00 de longa fermentação, combinação que garante uma massa aerada e leve às suas redondas. Com cinco unidades cariocas, sendo três franqueadas. A marca investe no modelo de franquia de Delivery + Take Away, com investimento inicial a partir de R$220 mil.
Modelo Delivery + Take Away
Investimento inicial: R$220 mil
Faturamento médio mensal: R$150 mil
Prazo de retorno do investimento: a partir de 24 meses

Sunomono
Fundada no Rio de Janeiro, a rede de culinária japonesa Sunomono conta com 15 unidades espalhadas pelo eixo RJ x SP. Especializada no sistema de delivery, a marca oferece aos interessados um modelo de franquia de dark kitchen que requer o investimento inicial de R$ 250 mil e faturamento médio mensal de até R$ 200 mil.
Modelo Delivery + Take Away
Investimento inicial: R$250 mil
Faturamento médio mensal: R$200 mil
Prazo de retorno do investimento: 18 a 24 meses

Mundo di Chocolate
Fundada em 2021 na cidade de Joinville (SC), a Mundo Di Chocolate é uma rede de franquias que aposta no conceito inovador de fondue express. Além do seu carro chefe, que gira em torno dos produtos à base de cacau sustentável e livre de gorduras artificiais, a marca ainda oferece gelato natural, sorvete, açaí e salada de frutas. Com 50 unidades espalhados pelo país, a Mundo está no sistema de franchising desde o seu nascimento com o formato de quiosque para shoppings centers. O modelo de negócio requer o investimento inicial a partir de R$ 119 mil.
Modelo Quiosque
Investimento inicial: a partir de R$119 mil
Faturamento médio mensal: R$45 mil
Prazo de retorno do investimento: a partir de 12 meses

American Cookies
A rede de cookies artesanais nasceu na cozinha do apartamento do casal Francielle Faria e Rafael Macedo em Brasília, e hoje conta com 55 unidades espalhadas por dez estados (DF, GO, SP, MG, PR, SC, PE, PB, PA e TO). Para os planos de expansão, a rede aposta em três formatos de franquias: quiosques, containers e as tradicionais lojas.
Modelo Quiosque
Investimento inicial: a partir de R$189 mil
Faturamento médio mensal: R$50 a R$100 mil
Prazo de retorno do investimento: 18 a 24 meses
Modelo Container
Investimento inicial: a partir de R$239 mil
Faturamento médio mensal: R$50 a R$100mil
Prazo de retorno do investimento: 18 a 24 meses
Modelo Loja
Investimento inicial: a partir de R$249 mil
Faturamento médio mensal: R$ 50 mil a R$ 120 mil.
Prazo de retorno do investimento: 18 a 24 meses

Café Du Centre:
Fundada em 2014, a Café du Centre é a rede pioneira no Brasil com o conceito de cafeteria gourmet. Entre os seus diferenciais está a combinação de oferecer um ambiente instamagrável com um cardápio recheado de produtos premium e apresentações inovadoras. Nascida em Santa Catarina, hoje a marca conta com 12 unidades presente em oito estados brasileiros (RJ, SP, MG, DF, GO, MS, PR e RS). Atualmente, a rede apresenta três formatos de franquias aos interessados: a loja de shopping, que requer o investimento inicial a partir de R$ 500 mil; a loja de rua, a partir de R$ 400 mil e o quiosque, opção de franquia mais acessível da rede, a partir de R$ 300 mil.
Investimento inicial:
Loja de Shopping: a partir de R$ 500 mil
Loja de rua: a partir de R$ 400 mil
Quiosque: a partir de R$ 300 mil
Faturamento médio mensal: em torno de R$150 mil
Prazo de retorno: a partir de 18 meses

Oliver’s Pizza:
Fundada no litoral do Rio de Janeiro, a Oliver 's Pizza é uma das marcas do Grupo ØLV. Com cinco unidades espalhadas pelo estado (Maricá, Niterói, Itaipu, Cabo Frio e São Gonçalo), entre dark kitchens e lojas físicas. No sistema de franchising desde 2023, a Oliver’s Pizza oferece quatro modelos de franquia aos investidores: um formato exclusivo para delivery, o Oliver’s Delivery; além de dois outros para pontos físicos. O modelo premium para lojas entre 120 e 150m², o Oliver’s House para unidades acima de 200m².
Investimento Inicial a partir de: R$ 300 mil, no modelo delivery (incluso taxa de franquia)
Faturamento médio mensal: entre R$ 225 mil a R$ 515 mil
Prazo estimado de retorno: de 15 a 18 meses

Frango no Pote (Grupo FNP)
Fundado em 2012, o Frango no Pote, rede brasiliense especializada no tradicional frango frito brasileiro, começou com um modelo de negócio focado exclusivamente no delivery. Um mês após, com o sucesso do lançamento, a marca inaugurava sua primeira loja física. Hoje, com 60 unidades espalhadas por 17 estados brasileiros em 4 modelos de negócios, o Frango no Pote tem como meta abrir 100 lojas até o final de 2025.
Investimento: a partir de R$ 299 mil
Faturamento médio: R$170 mil
Prazo médio de retorno: 18 a 24 meses

aiqfome
O aiqfome é um aplicativo de delivery que atua principalmente em cidades do interior. A rede opera com um modelo de negócio home based, de baixo investimento, no qual o franqueado comercializa o aplicativo para os restaurantes da região. Foi o 1º app de delivery do Brasil, atualmente o 2º maior do país, líder no interior, com mais de 6 milhões de usuários e mais de 33 milhões de pedidos por ano. Desde 2020 integra a vertical food do Grupo Magalu. Período de implantação em até 2 meses.
Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil
Faturamento mensal: em média R$60mil
Prazo de retorno: em média 18 meses

Limpeza:

Jan-Pro
A Jan-Pro é uma empresa de limpeza dedicada a oferecer o mais alto padrão em serviços de limpeza comercial e a criar oportunidades de negócios rentáveis através de franquias. Nascida nos Estados Unidos e com mais de 30 anos de experiência, chegou ao Brasil em 1991, hoje está presente em 8 países e conta com mais de 10 mil clientes. Possui um conjunto completo de processos de limpeza, sistemas de suporte e padrões de atendimento ao cliente. A trajetória da rede é marcada por inovação e compromisso com a excelência.
Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
Prazo de retorno do investimento: 12 a 18 meses

Educação

YES! IDIOMAS:
Com mais de 50 anos de história e mais de 200 escolas em 16 estados e no Distrito Federal, a YES! Idiomas é uma rede especializada no ensino de idiomas. Atualmente, a marca oferece quatro modelos de franquias para os interessados em empreender no setor de educação. O primeiro deles é o Modelo Educacional, voltado para instituições de ensino que desejam incorporar o padrão YES! Idiomas em um espaço de até 50m². A rede ainda oferece a opção de investir em escolas nos tamanhos variados para atender a diferentes demandas populacionais: Soft (120m²/100mil habitantes), Light (150m²/400mil habitantes) e Premium (250m²/acima de 400mil habitantes). A marca possui um investimento inicial a partir de R$ 30 mil, com um faturamento estimado em R$ 40 mil.
Investimento inicial: Modelo Educacional: a partir de R$ 30 mil; Soft: a partir de R$ 98 mil; Light: a partir de R$ 150 mil; Premium: a partir de R$ 285 mil
Faturamento médio mensal: Modelo Educacional: R$ 40 mil; Soft: R$ 60 mil; Light: R$ 80 mil; Premium: R$ 120 mil
Prazo de retorno: de 18 a 24 meses para todos os formatos

FOLLOW ME Idiomas:
A Follow Me Idiomas, que pertence ao Grupo BDC – holding detentora das redes de franquias YES! Idiomas e Cor e Unha, é uma escola de idiomas que aposta em franquias no modelo low cost, ou seja, com alta rentabilidade e baixo custo. O investimento para adquirir uma franquia da rede é a partir de R$58 mil, com projeção de receita mensal de R$25 mil mensal. A metodologia FOLLOW ME concilia visões de ensino tradicionais com técnicas modernas para eliminar a timidez dos alunos iniciantes e incentivar que ele participe de forma consciente do seu processo de aprendizado.
Investimento inicial a partir de: R$ 58 mil – Modelo Flex (duas salas), espaço médio de 80m²
Faturamento médio de: R$ 25 mil
Previsão de retorno: 18 a 24 meses

Saúde, Beleza e Bem-Estar

Ixer
Fundada em 2018, a Ixer é uma intermediadora de benefícios na área de saúde e bem-estar com preços acessíveis e atuação nacional. Atualmente, a rede conta com 05 unidades pelo Brasil e oferece aos investidores um formato de microfranquia home based e que dispensa a contratação de funcionários. Seu modelo de negócio, que atende tanto o público B2B quanto B2C, requer o investimento inicial de R$ 57.890 mil.
Investimento inicial: R$ 57.890
Faturamento médio mensal: R$ 120 mil
Prazo de retorno: em até 12 meses

Cor & Unha
A Cor & Unha, rede de salões especializada em esmalteria e fundada em 2012, possui 50 unidades no eixo Rio de Janeiro e São Paulo. A franqueadora, que pertence ao Grupo BDC - holding aceleradora de franquias e detentora das marcas YES! Idiomas, FOLLOW ME Idiomas e Cor & Unha -, não possui modelos de franquias específicos, são lojas em diferentes formatos que possuem investimentos a partir de R$ 153 mil e com previsão de retorno dentro de 24 meses, em média. Somente no ano de 2023, a rede cresceu 18% e para este ano, prospecta bater a marca de 70 franquias.
Investimento inicial: a partir de R$ 153,5 mil
Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
Prazo de retorno do investimento: 24 meses

Cia do Médico
Fundada em 2020, a Cia do Médico é uma rede de clínicas médicas que tem em seu core business um modelo de programa de acompanhamento médico acessível, além de consultas e exames avulsos. A marca conta com um programa de acompanhamento anual por (R$ 90,00/mês), com uma junta de médicos de referência com 5 especialidades sem custo adicional, além de mais de 30 especialidades disponíveis na rede. Com quatro unidades no Rio de Janeiro, a marca acaba de estrear no sistema de franchising oferecendo dois modelos de franquia: a light, para espaços com até 600 m² e a full ou unidades medical center, com até 2mil m².
Investimento inicial: a partir de R$ 850 mil
Faturamento médio mensal: R$ 200 mil
Prazo de retorno do investimento: de 24 meses a 36 meses

Silva Gym
Fundada em 2023, a Silva Gym é uma rede de academias no Rio de Janeiro com foco em oferecer atendimento personalizado, ambiente premium e conforto - um conceito de estúdio de musculação adaptado em larga escala. A marca carioca inovou no segmento, onde os alunos fazem um agendamento para frequentar o espaço, com o intuito de evitar superlotações e garantir o acompanhamento profissional durante os treinos no estilo 3x1. Atualmente conta com 4 unidades no Rio de Janeiro.
Investimento inicial: R$1.500MM (montagem + capital de giro)
Faturamento Mensal: R$3.500MM
Prazo de retorno: 28 a 32 meses

MODA

Luah’s Semijoias
A Luah Semijoias, rede tocantinense especializada em acessórios banhados a ouro, conta com 13 unidades em seis estados, todos na região Nordeste e Norte do país. A marca disponibiliza dois modelos de negócios para os interessados em investir em uma franquia de moda,entre eles, está o de microfranquia home office. Este formato permite que a franqueada trabalhe em seu lar por até 10 meses, até que consiga se capitalizar para inaugurar uma unidade física e aumentar os lucros.
Investimento inicial: a partir de R$ 120 mil
Faturamento médio mensal: R$ 90 mil
Tempo de retorno do investimento: de 9 a 15 meses

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