A medida atenderá, principalmente, aos exportadores de soja, que terão dois anos de carência e mais três anos para pagarem os empréstimos

O governo lançará, nos próximos dias, uma linha de crédito em dólar do BNDES, no valor de US$ 2 bilhões, voltada para os produtores rurais que enfrentam quebra de safra, devido a problemas climáticos, e perda de rentabilidade, causada pela queda dos preços internacionais.

A medida atenderá, principalmente, aos exportadores de soja, que terão dois anos de carência e mais três anos para pagarem os empréstimos. 

Segundo o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, uma das vantagens da medida é que não haverá custo para o Tesouro Nacional. Os recursos serão provenientes de captação internacional pelo BNDES. Os juros, revelou Geller, serão de até 8,2%, bem abaixo dos valores praticados no mercado.

— Ainda estamos trabalhando na linha. Num primeiro momento, a ideia é colocar à disposição US$ 2 bilhões, mas se houver muita procura, podemos trabalhar para aumentar o valor — disse o secretário. 

Ele ressaltou que o dinheiro poderá ser usado para pagar dívidas em dólar, como a importação de fertilizantes e defensivos agrícolas. Disse, ainda, que a linha de crédito será a menos burocrática possível, mas o produtor terá que comprovar que teve perda, ou então ter sua propriedade localizada em municípios onde foi decretada situação de emergência, por causa do clima.

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook