Views
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um empréstimo de R$ 900 milhões para a Horizon Air, subsidiária da Alaska Air, adquirir seis aeronaves E-175 da Embraer. A operação reforça o apoio do banco às exportações da fabricante brasileira, que se destaca no segmento de aviação regional.
Desde o início da atual gestão do BNDES, em janeiro de 2023, já foram aprovados financiamentos para a venda de 141 aeronaves da Embraer ao mercado externo. O presidente do banco, Aloizio Mercadante, destacou que esse número representa um aumento de 67% em relação às exportações financiadas durante toda a administração anterior.
Para a Horizon Air, este é o segundo financiamento concedido desde 2023. No primeiro, o BNDES aprovou um crédito para a exportação de 11 aeronaves da fabricante brasileira.
Segundo Mercadante, o suporte do banco de fomento tem sido fundamental para consolidar a Embraer como uma das líderes globais da indústria aeroespacial. No setor de aviação, o financiamento desempenha um papel estratégico na relação comercial entre fabricantes, companhias aéreas e governos que adquirem aeronaves para suas forças aéreas.
As vendas de aeronaves geralmente incluem pacotes de financiamento, uma prática semelhante ao modelo adotado no setor automotivo. Nesse tipo de operação, o banco realiza o pagamento ao fabricante, enquanto a companhia aérea que adquiriu os aviões assume o compromisso de quitar o empréstimo. No caso específico da Embraer, o BNDES financia a exportação, garantindo que a empresa receba o valor da venda de imediato, enquanto o comprador efetua os pagamentos ao banco ao longo do tempo.