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O Brasil se tornou o primeiro país das Américas a permitir o cadastramento de vendedores locais na plataforma Ali Express. A ação da plataforma, que faz parte do grupo Ali Baba, acontece num cenário cada vez mais competitivo, com empresas nacionais e estrangeiras investindo para conquistar o novo consumidor digital brasileiro.
O chefe de vendas das Ali Express no Brasil, Yaman Alpata, disse que milhares de vendedores brasileiros já estão cadastrados na plataforma.
Além da concorrência, outro desafio da Ali Express no Brasil será a logísitica. Empresas locais vêm ampliando sua infraestrutura, com mais Centros de Distribuição, para acelerar o prazo de entregas. Também estão investindo nas chamadas 'operações de última milha' para que o produto chegue o mais rápido possível na casa do comprador. O Ali Express não tem Centro de Distribuição próprio no país.
No Brasil, o envio de produtos comprados pela Ali Express será coordenado pela Cainiao, empresa de logística do grupo Alibaba, que já possui operação no país. Os vendedores também poderão utilizar suas próprias operações de logística, se preferirem. Os produtos que vêm da China levam entre 7 e dez dias para serem entregues no país. Por aqui, esse prazo vai depender da logística com os parceiros locais do setor, podendo ser no mesmo dia ou dia seguinte à compra.
Podem se cadastrar na plataforma vendedores de todos os portes, desde que tenham CNPJ ou sejam MEI's. Para expor seu produtos no Ali Express é cobrada uma taxa de comissão entre 5% e 8%, dependendo do tipo do produto. Segundo Viviane Gomes Almeida, gerente de vendas do AliExpress Brasil, o Brasil é relevante no negócio da empresa, e a decisão de cadastrar vendedores brasileiros já estava mapeada, especialmente com o crescimento do e-commerce no país. O Ali Express está no país desde 2019.