Investir nos ativos certos, na hora certa, parece uma ótima ideia. Se você já tentou fazer isso, provavelmente sabe que é extremamente difícil, senão impossível, de fazer

Investir nos ativos certos, na hora certa, parece uma ótima ideia. Se você já tentou fazer isso, provavelmente sabe que é extremamente difícil, senão impossível, de fazer. Existem muitos ativos diferentes para escolher e eles estão constantemente em movimento. Mas pode haver uma forma de adaptar a sua abordagem de investimento – uma que o mantenha aberto à maioria das oportunidades no mercado mais amplo, ao mesmo tempo que o ajuda a mitigar os altos e baixos naturais.

Toda esta filosofia de investimento se resume a três ideias: dinâmica, diversificação e disciplina – o que chamamos de três Ds do investimento.

Investir nos mercados: um passeio de montanha-russa?

Os mercados movem-se ciclicamente (nunca para cima ou para baixo). Os ciclos podem ocorrer no curto prazo, com altas e correções de baixa, e no longo prazo, com mercados em alta e mercados em baixa .

Investir nos mercados pode parecer uma viagem de montanha-russa, especialmente se você prestar atenção a todos os altos e baixos que podem acontecer durante o dia de negociação, ao longo de vários dias ou ao longo de várias semanas, meses e anos.

Mas se você está investindo no longo prazo, por que temeria as flutuações de curto prazo?

Cronometrando o mercado: um dos maiores erros que os investidores podem cometer

Como os investidores muitas vezes temem a volatilidade do mercado – afinal, ninguém encontra alegria na incerteza, no risco e na perda potencial – muitos investidores tentam “cronometrar” o mercado, retirando os seus investimentos quando os mercados caem e entrando quando os mercados sobem. Mas isso pode ser um grande erro.

Ao tentar cronometrar os mercados, os investidores podem acabar vendendo quando estão em baixa e comprando quando já perderam uma parte significativa da recuperação. 

Em vez de tentar cronometrar os mercados e evitar a volatilidade, poderia ser mais prudente proteger a sua carteira e, ao mesmo tempo, lançar uma rede mais ampla para potenciais oportunidades de crescimento do mercado – personalizando os seus investimentos para corresponder às suas necessidades e objetivos específicos.

Apresentando os Três Ds do Investimento

Os três Ds do investimento são princípios básicos concebidos para ajudá-lo a manter o foco em seus objetivos financeiros, ajudá-lo a manter um portfólio que possa potencialmente participar de amplas oportunidades de mercado e ajudar a mitigar sua exposição ao risco em qualquer área do mercado. Mais importante ainda, os três D aproveitam o poder da simplicidade para enfrentar as complexidades dos mercados financeiros.

Dinâmica: vendo o contexto mais amplo que envolve seus investimentos

A palavra “dinâmico” implica movimento e mudança. Num contexto de investimento, quase tudo é dinâmico – desde as tendências económicas globais e a geopolítica até aos seus próprios objetivos pessoais e necessidades financeiras.

Se as coisas mudarem numa escala macro (como a economia e os mercados), o que isso poderá significar para os seus investimentos pessoais? E se as suas necessidades e objetivos mudarem ao longo do tempo, como isso poderá afetar a sua visão geral ao procurar oportunidades de investimento no mercado ou na economia mais amplo?

DICAS A CONSIDERAR

  • Defina seu horizonte de tempo e priorize seus objetivos.
  • Dê uma olhada em seus ativos e determine o que está disponível para apoiar seus objetivos.
  • Tenha uma noção de sua tolerância ao risco e compare-a com seu horizonte de tempo.
  • Desenvolva cuidadosamente uma visão sobre a economia e o mercado para ajudar a identificar oportunidades de investimento atraentes e adequadas que correspondam ao seu prazo de investimento.

Diversificação: lançando uma rede mais ampla para capturar retornos potenciais e minimizar riscos potenciais

Você provavelmente já ouviu isso um milhão de vezes antes: diversificar, diversificar, diversificar. Não coloque todos os ovos na mesma cesta. Então, por que alguns investidores concentram seus investimentos? Bem, pode ser que eles estejam tentando aplicar a maior parte do seu dinheiro nos ativos certos, no momento certo. Mas, como já discutimos, cronometrar os mercados pode não ser a melhor ideia.

Existe algum setor, indústria ou classe de ativos que supere vários outros ou tenha um desempenho consistente o suficiente para ser previsto? Dê uma olhada na figura abaixo, que codifica por cores as classes de ativos e mostra seus retornos. Você vê algum padrão? 


Se você não vê padrões consistentes, é porque não existem. Você também não encontrará nenhuma classe de ativos que supere consistentemente as outras.

Ao adicionar o elemento de diversificação aos seus investimentos, você está tentando fazer duas coisas muito importantes. Primeiro, você está lançando uma ampla rede para tentar capturar oportunidades de mercado em potencial que possam ter um desempenho positivo. Em segundo lugar, se alguns activos da sua carteira apresentarem um desempenho inferior, estará potencialmente a compensar esses activos com outros que poderão ter um desempenho muito melhor (portanto, estará a mitigar o risco de mercado da sua carteira). 

DICAS A CONSIDERAR

  • Para ser diversificado, poderá ser útil manter uma combinação bem equilibrada de mercados e classes de activos, incluindo acções, obrigações, mercadorias e equivalentes de caixa.
  • Diversifique entre e dentro das classes de ativos.
  • Lembre-se de que concentrar sua exposição em uma única área do mercado – seja uma ação, setor ou classe de ativos – pode potencialmente amplificar o risco em seu portfólio.
  • Não se esqueça de aplicar outras técnicas de gestão de patrimônio, como investimentos com consciência fiscal, quando necessário.

Disciplina: mantendo sua estratégia quando os mercados ficam difíceis

Se tiver uma estratégia sólida de investimento a longo prazo, talvez não queira permitir que acontecimentos de curto prazo, especialmente os assustadores, o desviem do seu caminho. Muitos investidores infelizes não atenderam a este sábio apelo. E a crise financeira de 2008 ensinou-nos mais uma vez sobre a loucura de reagir aos receios de curto prazo em detrimento dos planos de longo prazo

DICAS A CONSIDERAR

  • Investir muitas vezes envolve uma abordagem de longo prazo.
  • Se você está investindo de maneira cuidadosa e calculada no longo prazo, tente não permitir que suas emoções influenciem sua reação aos eventos de curto prazo.
  • É importante revisar e reequilibrar seu portfólio periodicamente, mantendo em mente seu horizonte de longo prazo.

Neste exemplo, permanecer investido durante um mercado em baixa pode ter superado a escolha de sair dos mercados e reinvestir mais tarde. Pode ser quase impossível prever o início de um mercado em baixa. Mas o mesmo pode ser dito sobre a previsão de um novo mercado altista. 

Juntando tudo para uma filosofia de investimento 3D

Se você encarar sua atividade de investimento como um processo dinâmico , poderá desenvolver um plano de longo prazo que leve em consideração de forma flexível as mudanças que podem ocorrer em uma escala geral e pessoal – considerando como as mudanças em um podem afetar o outro. .

A aplicação de princípios de diversificação à sua carteira pode ajudá-lo a evitar o risco de que toda a sua carteira possa afundar devido a exposições demasiado concentradas. Diversificar o seu portfólio também pode ajudar potencialmente a abri-lo a uma gama mais ampla de oportunidades nos mercados.

E, finalmente, ter a disciplina necessária para manter o rumo pode ser fundamental para a sua estratégia de investimento a longo prazo, especialmente quando a volatilidade e o medo do mercado podem fazer com que você questione as suas decisões de investimento cuidadosas. 

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook