Prédio com 365 metros de altura abrigará 1.042 suítes luxuosas em 82 andares

Com a vacinação acelerada e mortes por Covid-19 em queda, os Emirados Árabes Unidos vivem uma situação momentaneamente controlada na pandemia e já começam a pensar no futuro. O país está aberto para o turismo, que é um dos eixos da economia local, e grandes empreendimentos destinados aos visitantes retomaram os trabalhos. Entre eles, o mais ambicioso é a Torre Ciel, o hotel mais alto do mundo, em Dubai.

O edifício com 365 metros de altura está sendo construído na Marina de Dubai. A Torre Ciel terá 82 andares e é projetado por Yahya Jan, o presidente e diretor de design da empresa de arquitetura e engenharia NORR. Desenhada em um terreno triangular de 2.500 metros quadrados, a construção será concluída em 2023 mas já acumula três prêmios ligados à Arquitetura.

A Torre Ciel é desenvolvida pelo The First Group, responsável por diversos outros prédios da rede hoteleira de Dubai. Segundo a empresa, porém, este será o “maior e mais luxuoso projeto” do grupo. A construção teve início em 2019 e, desde então, 12 andares já foram erguidos. O novo edifício chega para assumir o posto do Gevora Hotel, que tem 356 metros de altura e também está localizado em Dubai, assim como o terceiro dessa lista: o Rose Rayhaan, com 333 metros.

As instalações do empreendimento estarão à altura do posto de hotel mais alto do mundo. Serão 1.042 suítes luxuosas e distribuídas verticalmente por toda a torre, cada uma acompanhada por vistas panorâmicas do Golfo Pérsico. Na coroa do edifício,  haverá um deck no estilo rooftop com bares e restaurantes selecionados e uma vista de 360 graus dos prédios de Dubai e, principalmente, de sua Marina e da ilha artificial Palm Jumeirah.

A cobertura também contará com uma piscina, de onde a cidade também poderá ser contemplada. O prédio terá um spa com salas de tratamento, salas de negócios e academia. “Em uma cidade conhecida por sua verticalidade, a Torre Ciel será uma adição única ao horizonte - uma solução vertical que combina elegantemente a análise científica, a forma escultural e a paisagem”, detalha Yahya Jan.

Ao olhar a torre externamente, será possível enxergar um prédio fino, comprido e revestido em vidro, alinhado com horizonte vertical da cidade. O arquiteto e designer que assina o projeto, Yahya Jan, é “especializado” em altura. “Costumo ser considerado um especialista em prédios que são altos ou super altos. Ciel é, provavelmente, o projeto mais desafiador em que já trabalhei. E tenho trabalhado há 35 anos”, contou Jan à CNN.

O design da Torre Ciel possui curvas que enfatizam sua verticalidade. A área onde a edificação é construída não é favorável: é triangular e tem 2.500 metros quadrados, uma dimensão pouco ampla para um prédio tão alto. Para Jan, porém, a “escassez” é o segredo. “Você pode pensar que é muito restrito para um projeto desse tipo. E ainda temos que fazer funcionar”, revelou à CNN. Ele explica que a Torre Ciel não foi pensada inicialmente para ser o hotel mais alto do mundo, mas ganhou essa condição conforme a evolução do seu design.

Mesmo ainda distante de sua conclusão, a Torre Ciel já é premiada. No International Property Awards de 2019, realizado em Londres, no Reino Unido, o projeto recebeu os prêmios de Melhor Arquitetura Hoteleira Internacional, Melhor Arquitetura Hoteleira da Arábia e Melhor Arranha-céus da Arábia.

(Lucas Mathias)

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook