De acordo com dados recentes do estudo ISG Provider Lens™ Digital Banking Services 2023, a digitalização no setor bancário resultou na diminuição dos custos de transação

As operações bancárias de execução veloz, realizadas em poucos toques, têm ganhado destaque no panorama do mercado financeiro. De acordo com dados recentes do estudo ISG Provider Lens™ Digital Banking Services 2023, a digitalização no setor bancário resultou na diminuição dos custos de transação e facilitou a transferência de clientes entre diferentes instituições.

Para o ano de 2024, três principais métodos de pagamento devem ganhar maior ênfase, conforme apontado pelos especialistas Ricardo Marson, superintendente executivo de produtos, e Daniel Tafelli, superintendente executivo de produtos Digitais da Getnet Brasil, uma empresa de tecnologia que oferece soluções de pagamento do grupo global PagoNxt, vinculado ao Santander. Esses métodos de pagamento incluem o Pix automático, Pagamentos via WhatsApp e a tecnologia Tap on phone, que transforma smartphones em hubs de pagamento semelhantes a maquininhas de cartão.

Daniel Tafelli destaca que a funcionalidade de pagamentos de pessoas para comerciantes (P2M) no WhatsApp, lançada oficialmente em abril de 2023, tende a ter uma utilização mais difundida em 2024.

"Neste ano, antevemos um aumento significativo nos pagamentos pelo WhatsApp, visto que tanto as empresas quanto os consumidores finais estão se adaptando cada vez mais a esse modelo."

Outra modalidade de pagamento que ganhará maior evidência é o Tap on phone. "Dado o uso frequente do WhatsApp no Brasil e a presença constante do ambiente digital na rotina do consumidor, a solução Tap on phone deve atingir uma maior abrangência neste ano e em 2025. Estamos atentos às práticas de segurança desse formato, bem como à curva de aprendizado de nossos clientes em relação a esse modelo", conclui Daniel.

Mais sobre os meios de pagamento:

PIX automático

Prevista para 28 de outubro de 2024, a ferramenta poderá ser usada em serviços públicos (água, luz, telefone e contas domésticas), assinatura de serviços (internet, streaming, portal de notícias), mensalidades (escola, condomínio, plano de saúde) e serviços financeiros (parcelamento de seguro, empréstimo, consórcio). 

WhatsApp

Desde abril de 2023, o Banco Central aprovou pagamentos de pessoas para lojistas com cartões de crédito, débito e pré-pago pelo aplicativo. Antes, era possível apenas pagamentos entre pessoas físicas. Hoje, por meio da interação entre empresas e consumidores dentro do app, é possível executar o pagamento. 

Tap on phone 

A tecnologia permite ao lojista transformar o seu smartphone em um canal de pagamento por aproximação, seja pelo celular do cliente ou pelo próprio celular dele. 

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