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A fintech de câmbio Ebury revelou hoje um novo sistema de pagamento destinado a agilizar transações financeiras de pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras com fornecedores estrangeiros. A proposta é permitir que essas empresas possam efetuar pagamentos por insumos e serviços de empresas em 190 países em até um dia útil, metade do prazo atual.
A solução está prevista para entrar em vigor até o final deste semestre e resulta de uma parceria entre a empresa de tecnologia financeira e a Nium, líder em pagamentos globais em tempo real. Esta é a primeira parceria da empresa com sede em Cingapura com uma instituição financeira brasileira. Através dessa colaboração com a Nium, a Ebury pretende facilitar operações de pagamento entre países, permitindo que PMEs brasileiras possam enviar pagamentos para fornecedores no exterior em até 24 horas úteis, convertendo o real para 100 moedas diferentes.
Atualmente, por meio do Swift – a principal rede de pagamentos internacionais do mundo –, as transações levam até dois dias úteis para serem concluídas. A Ebury não divulgou os valores das operações por questões de confidencialidade, mas afirma que o novo sistema deverá reduzir os custos das operações para cerca de um terço dos valores atuais.
Vinicius Vieira, responsável pelo Desenvolvimento de Negócios da Ebury, destaca a importância desse crescimento nas transações internacionais para as PMEs, destacando a necessidade de uma parceria como a da Nium, que possui uma vasta rede de pagamentos ao redor do mundo. Ele exemplifica a situação de uma pequena ou média empresa brasileira que contrata um software de uma empresa alemã de tecnologia para melhorar seus processos de produção:
"O banco vai receber os reais dessa empresa brasileira e converter a moeda para o euro com máxima eficiência tecnológica, de maneira mais fluida e com custos otimizados, para que ambas as partes tenham uma experiência melhor na transação". A operação será viabilizada tanto diretamente pelo banco Ebury quanto por instituições financeiras parceiras que utilizam os sistemas da marca para envio de remessas internacionais, como alguns bancos digitais.
De acordo com Vieira, a empresa ainda não tem planos para implementar o serviço no sentido oposto das transações internacionais, ou seja, na venda de produtos e serviços brasileiros para consumidores estrangeiros. No entanto, o próximo passo é disponibilizar a solução para microempresas e microempreendedores individuais (MEIs).
Os limites das transações variarão de acordo com cada cliente, e a confirmação do pagamento será recebida pelo banco destinatário em tempo real, com o valor creditado na conta da empresa fornecedora em até um dia útil.
(Com informações do jornal O Globo)