A bebida vai ser usada para fabricar produtos de limpeza, como desinfetantes para as mãos, produtos de limpeza e perfumes

O governo francês vai gastar 200 milhões de euros (mais de R$ 1 bilhão) para comprar vinho dos produtores nacionais e tirar uma parte da produção do mercado e para tentar fazer com que os fazendeiros troquem a cultura de uva pela de outros produtos agrícolas.

É uma medida para que não haja uma oferta de vinho que o governo considera excessiva. O setor enfrenta uma série de problemas: a demanda está em queda, houve uma superprodução, e a inflação impactou os insumos da indústria vinícola.

O governo, no entanto, não vai jogar fora o vinho: a bebida vai ser usada para fabricar produtos de limpeza, como desinfetantes para as mãos, produtos de limpeza e perfumes.

Uva x azeitona

O governo também vai dar dinheiro para os viticultores que aceitarem fazer a transição para a produção de outros produtos, como azeitonas.

O ministro da Agricultura francês, Marc Fesneau, disse que a ideia é evitar a queda nos preços..

Queda no consumo de vinho

Os dados da Comissão Europeia referentes ao ano até junho revelam que o consumo de vinho vem caindo em diversos países do continente:

  • Itália: 7%
  • Espanha: 10%
  • França: 15%
  • Alemanha: 22%
  • Portugal: 34%

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook