Gert-Jan Oskam ficou sem os movimentos das pernas por mais de 12 anos

Com a ajuda de inteligência artificial, um engenheiro holandês conseguiu voltar a andar depois de mais de 12 anos paralisado por um acidente de bicicleta durante uma viagem à China, em 2011.

De acordo com o tablóide Daily Star, os pesquisadores responsáveis pelo caso criaram um espécie de ponte de dados entre o cerébro de Gert-Jan Oskam e sua medula espinhal. Ela utiliza cerca de 16 eletrodos que estimulam os nervos quando ele pensa em se mover.

O equipamento foi "instalado" no homem de 40 anos em duas cirurgias e utiliza recursos de inteligência artificial para converter pensamentos de movimento em ações de fato. Agora, ele consegue ficar em pé, andar e até mesmo subir escadas.

Oskam conseguiu também mostrar habilidades motoras quando a ponte digital foi desligada, sugerindo que novas conexões nervosas podem ter se desenvolvido.

Ele afirma que passou por um treinamento intensivo para se adaptar à nova tecnologia e reaprender a andar, mas já é capaz de caminhar por volta de 100 metros com a ajuda de um andador ou de muletas.

“Pela primeira vez depois de mais de dez anos, pude me levantar e tomar uma cerveja com alguns de meus amigos, então foi muito legal", disse Oskam.

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook