Views
O Itaú se adiantou à regulamentação do Banco Central e lançou oficialmente sua funcionalidade de pagamento recorrente com Pix, oferecendo uma alternativa moderna e mais acessível ao tradicional débito automático. A novidade, que está disponível inicialmente para empresas e pessoas físicas que também sejam clientes do banco, promete ampliar significativamente o alcance das cobranças automatizadas, atingindo mais de 800 instituições participantes do ecossistema Pix.
A principal inovação está na centralização das cobranças, dispensando a necessidade de convênios individuais com cada banco, como ocorria com o débito automático tradicional. A mudança deve facilitar a adesão de empresas e melhorar a experiência de clientes, especialmente em setores que dependem de pagamentos mensais ou periódicos.
A partir de junho, quando entra em vigor a exigência formal do Banco Central, a solução será renomeada como Pix Automático e estará disponível para transações entre todas as instituições participantes do sistema.
Na prática, o Pix Automático permite que o cliente autorize uma cobrança periódica feita por uma empresa, com total controle sobre os valores e periodicidade. O sistema ainda possibilita agendamento com até dois dias de antecedência, além de três tentativas de débito em até sete dias após o vencimento. Caso o valor da cobrança ultrapasse o teto definido previamente pelo cliente, a operação é automaticamente recusada.
Empresas de segmentos como telecomunicações, energia, educação, academias, pedágios e plataformas de streaming devem ser as principais beneficiadas com a nova funcionalidade. O recurso promete melhorar os índices de adimplência e tornar o processo de pagamento mais fluido e acessível para o consumidor.
Para Angelo Russomanno, diretor de pagamentos para pessoa jurídica do Itaú, a solução representa um avanço importante. “A funcionalidade aplica tecnologia para aumentar a capilaridade do cliente em relação ao recebimento, impactando diretamente a adimplência e a experiência do cliente”, afirmou em nota.