Os registros de casos e óbitos seguem em tendência de queda desde o mês de junho

Com a marca de 91% da população adulta vacinada com a primeira dose da vacina Covid-19, o Brasil segue observando os resultados de uma ampla Campanha de Vacinação. Nas últimas 24 horas, 1.840 municípios brasileiros não tiveram registros de novos óbitos pela doença. Além disso, 1.311 municípios não registraram novos casos de Covid-19.

Com o cenário pandêmico mais arrefecido, os registros de casos e óbitos seguem em tendência de queda desde o mês de junho, quando o Brasil avançava cada vez mais na vacinação. Hoje, por exemplo, a média móvel de casos e óbitos chegou a, respectivamente, 24,95 mil e 556,5 em relação aos últimos 14 dias.

Para o ministro da Saúde substituto, Rodrigo Cruz, tudo isso se deve à vacinação. “Sem dúvidas, os resultados que vemos hoje vêm do sucesso da Campanha. Observamos um cenário mais controlado, com o sistema de saúde menos pressionado. Por isso, é extremamente importante que Governo, estados e municípios trabalhem juntos para que o Brasil avance ainda mais na campanha, de forma equânime, para que todos terminem a imunização da população ao mesmo tempo”, alertou.

Embora os números da doença no Brasil apresentem queda nos registros, o Ministério da Saúde alerta que ainda vivenciamos um cenário pandêmico e que os protocolos de segurança para evitar o contágio continuam. É importante continuar usando máscara, manter uma distância segura das outras pessoas de pelo menos 1 metro, manter os ambientes ventilados e arejados, além de reforçar a higiene das mãos.

Até o momento, o Governo Federal já distribuiu mais de 287 milhões de doses de vacina Covid-19. Desses, 229,1 milhões foram aplicadas, sendo 143,9 milhões de primeiras doses e 85,2 milhões de segundas doses ou dose única do imunizante. Com isso, 91% da população adulta já tomou a primeira dose da vacina e 53,9% já completaram o esquema vacinal.

Vale lembrar que o Ministério da Saúde já iniciou o envio de doses de reforço e adicional. Com isso, estados e municípios começaram a reforçar a imunidade de idosos, imunossuprimidos e indígenas com a aplicação de 412.451 doses até o momento em. É importante reiterar que o reforço na vacinação deve ser feito com o imunizante da Pfizer.

Com informações do Ministério da Saúde

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook