O programa estará acessível para download em smartphones com sistemas operacionais Android e iOS, por meio das respectivas lojas de aplicativos.

A Receita Federal anunciou nessa segunda-feira (4) que o programa gerador da declaração do Imposto de Renda 2024, referente ao ano-base 2023, estará disponível para os contribuintes a partir de 15 de março, data de início da temporada de envio do documento.

O programa estará acessível para download em smartphones com sistemas operacionais Android e iOS, por meio das respectivas lojas de aplicativos. Da mesma forma, os contribuintes poderão acessá-lo por meio de computadores, diretamente na página oficial da Receita Federal.

Uma alternativa oferecida é a declaração pré-preenchida, que agiliza o processo ao apresentar vários campos já preenchidos, incluindo rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais. Esses dados são importados da declaração do ano anterior, do carnê-leão e de outras declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos. Embora mais rápida, é essencial revisar todas as informações antes do envio para evitar erros. Além disso, é possível preencher as informações da declaração diretamente online, sem a necessidade de baixar o programa.

A temporada de envio terá início em 15 de março e se estenderá até 31 de maio deste ano.

Nesta quarta (6), às 11h, a Receita Federal realizará uma coletiva de imprensa para anunciar as novas regras para a declaração deste ano.

O prazo para as empresas fornecerem aos funcionários o informe de rendimentos referentes a 2023 encerrou-se em 29 de fevereiro. Bancos e corretoras de valores devem disponibilizar o documento referente aos rendimentos de aplicações financeiras de seus clientes no mesmo prazo. Esses informes são essenciais para o preenchimento da declaração de Imposto de Renda 2024.

A Receita Federal utiliza essas informações para cruzar os dados e determinar o valor do imposto pago por cada contribuinte ao longo do ano passado, identificando possíveis irregularidades, como sonegação. O comprovante traz os dados sobre o total dos rendimentos obtidos pelo trabalhador no ano passado e o Imposto de Renda Retido na Fonte durante o mesmo período.

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook