Esse é o terceiro protótipo da SpaceX que explode após testes feitos no Texas

O protótipo Starship SN-10 decolou da plataforma de lançamento da SpaceX por volta das 17h15min, no Texas, na quarta-feira. Em um vídeo ao vivo no site oficial, os fãs puderem ver o maior e mais novo foguete da Space Exploration Technologies Corp. realizando um pouso bem-sucedido - mas explodindo logo depois. 

Depois de voar a uma altitude de cerca de 10 quilômetros, segundo informações da NDTV , o foguete chegou a pousar na área de pouso com uma ligeira inclinação. Pouco depois disso, foi levantado no ar por uma explosão e consumido pelas chamas. Antes da explosão, o foguete parecia ter atingido um marco importante, sendo seu primeiro pouso estável em três tentativas.

Um foguete anterior tinha caído no primeiro voo da SpaceX no dia 9 de dezembro, também sendo consumido por uma bola de fogo. A mesma coisa aconteceu com um segundo protótipo no mês passado. Ninguém se feriu nos acidentes e não houve relatos de feridos no incêndio desta semana.

O fundador da SpaceX, Elon Musk, planeja usar a nave para transportar até 12 pessoas ao redor da lua em 2023, pousar astronautas da NASA na superfície lunar e, eventualmente, levar exploradores a Marte. "Estou altamente confiante de que teremos alcançado a órbita muitas vezes com a Starship antes de 2023, e que será seguro o suficiente para o transporte humano em 2023", disse Musk na terça-feira em um vídeo divulgado pelo empresário japonês Yusaku Maezawa, que convidou oito pessoas a se inscreverem para participar de sua "viagem divertida" ao redor da lua. "Parece muito, muito promissor."

A SpaceX concebeu a Starship de aço inoxidável como uma nave versátil e totalmente reutilizável. Musk disse em outubro que está de 80% a 90% confiante de que a Starship estará pronta para um voo orbital este ano. A SpaceX, com sede em Hawthorne, Califórnia, planeja testar vários protótipos de nave no seu local de lançamento no Texas, perto da fronteira EUA-México.

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook