A empresa reitera que seu conselho de administração continuará seguindo as diretrizes estabelecidas nos processos de governança e exercendo suas responsabilidades de maneira diligente

A Vale (VALE3) emitiu um comunicado na noite dessa terça-feira, 12, declarando que as ações de seu conselho no processo de seleção do presidente da empresa estão em total conformidade com o estatuto social, bem como com o regimento interno e as políticas corporativas.

O posicionamento surge em resposta à carta de renúncia de José Luciano Duarte Penido, membro do conselho de administração. Segundo o documento, ao qual o Estadão/Broadcast teve acesso, Penido alega que o processo de sucessão na liderança da Vale está sendo conduzido de maneira manipulada, não em benefício da empresa, e está sujeito a influências políticas evidentes e prejudiciais.

A empresa reitera que seu conselho de administração continuará seguindo as diretrizes estabelecidas nos processos de governança e exercendo suas responsabilidades de maneira diligente.

Na semana passada, o conselho da Vale decidiu estender o mandato do atual CEO, Eduardo Bartolomeo, até dezembro deste ano, que originalmente terminaria em maio. Durante este período, será formada uma lista tríplice para a escolha do próximo presidente da mineradora, e Bartolomeo auxiliará na transição. A saída de Bartolomeo era almejada pelo governo federal, que inicialmente tentou indicar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega para o cargo, mas recuou após as repercussões negativas.

Na sua renúncia, Penido declarou que no conselho havia uma maioria formada por interesses específicos de alguns acionistas representados, alguns com agendas pessoais e outros com conflitos de interesse evidentes. Ele criticou ainda a frequente divulgação tendenciosa de informações à imprensa, demonstrando falta de compromisso com a confidencialidade.

Penido expressou sua falta de confiança na honestidade de propósitos de acionistas relevantes da empresa para elevar a governança corporativa da Vale ao padrão internacional de uma corporation (companhia sem controle definido). Seu mandato como conselheiro independente estava previsto para ocorrer de maio de 2023 a abril de 2025, porém, ele conclui que sua atuação se tornou ineficaz, desagradável e frustrante.

A carta foi endereçada a Daniel Stieler, presidente do conselho, Gustavo Pimenta, diretor Financeiro e de Relações com Investidores, e Luiz Gustavo Gouvea, diretor de Governança Corporativa.

Penido, bacharel em Engenharia de Minas, possui uma extensa carreira em projetos de mineração. Ele foi presidente do conselho de administração da Vale antes de Stieler e diretor-executivo da Samarco de 1992 a 2003, além de ter liderado o conselho da Fibria Celulose por uma década.

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook