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Os embarques globais de smartphones da Apple caíram no primeiro trimestre, tirando a gigante tecnológica da sua posição de liderança a nível mundial e levantando preocupações sobre uma linha de negócios crucial num contexto de crescente concorrência dos rivais chineses.
Os embarques de iPhones da Apple caíram 9,6% no primeiro trimestre na base anual, para 50,1 milhões de unidades, de acordo com dados preliminares da empresa de pesquisa International Data Corporation (IDC).
Os embarques da Samsung caíram 0,7%, para 60,1 milhões de unidades, o suficiente para a empresa sul-coreana recuperar seu status de vendedora número um de smartphones em todo o mundo, informou a IDC em seu acompanhamento trimestral de embarques de smartphones. A Apple ultrapassou a Samsung no quarto trimestre.
A participação de mercado da Apple caiu para 17,3%, de 20,7% há um ano, enquanto a da Samsung caiu para 20,8%, de 22,5%.
As quedas na participação de mercado das duas empresas ocorrem mesmo com os embarques totais dos cinco principais fabricantes de smartphones expandindo pelo terceiro trimestre consecutivo, aumentando 7,8% em base anual, para 289,4 milhões de unidades, enquanto as empresas chinesas Xiaomi e Transsion conquistaram fatias maiores do bolo, disse o IDC.
A Xiaomi, a terceira maior fornecedora de smartphones no trimestre, viu as vendas aumentarem quase 34% em base anual, para 40,8 milhões de unidades, enquanto os embarques da Transsion saltaram 85%, para 28,5 milhões. A Oppo ultrapassou a Vivo e conquistou o quinto lugar no primeiro trimestre.
O IDC disse que o crescimento global mostrou que a recuperação do mercado de smartphones “está bem encaminhada”, apesar das difíceis condições macroeconômicas, e destacou uma tendência de preços mais elevados, à medida que os consumidores optam por smartphones mais caros, sabendo que irão manter os seus dispositivos por mais tempo.
A queda da Apple no ranking ocorre depois de ela ter conquistado o primeiro lugar em embarques globais no último trimestre de 2023, quando foi ajudada pela crescente popularidade de dispositivos premium e pelas ofertas agressivas de troca e planos de financiamento sem juros da empresa.
A empresa com sede em Cupertino, Califórnia, viu seu negócio de iPhones crescer quase 6% no trimestre de outubro a dezembro em base anual, superando as expectativas dos analistas com vendas de US$ 69,70 bilhões. As vendas de smartphones representaram mais da metade da receita total no trimestre.
(Dow Jones)