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Confiança do consumidor sobe pelo terceiro mês e sinaliza início de recuperação

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve no mês alta de 1,9 ponto, para 86,7 pontos

A confiança dos consumidores brasileiros subiu pelo terceiro mês consecutivo em maio, refletindo uma melhora tanto na avaliação da situação atual quanto nas expectativas para os próximos meses. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (26) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) avançou 1,9 ponto no mês, atingindo 86,7 pontos. Segundo a economista Anna Carolina Gouveia, do FGV IBRE, a sequência de altas indica uma possível tendência de recuperação após as perdas acumuladas entre dezembro de 2024 e fevereiro deste ano. Ela destaca que o avanço é generalizado entre as faixas de renda e foi impulsionado principalmente pela melhora na percepção da situação financeira atual das famílias.

O Índice da Situação Atual (ISA) subiu 2,9 pontos, alcançando 84,0 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) teve alta de 1,0 ponto, para 89,1 pontos. Entre os componentes da situação atual, o indicador sobre a economia local cresceu 1,8 ponto, chegando a 93,7 pontos. Já a avaliação sobre a situação financeira atual das famílias registrou alta de 4,0 pontos, totalizando 74,6 pontos.

No campo das expectativas, os destaques ficaram com os indicadores de situação financeira futura da família e de situação econômica local futura, que subiram 1,6 e 2,1 pontos, respectivamente, atingindo 87,4 e 104,1 pontos.

De acordo com Gouveia, a melhora na confiança está ligada à resiliência da atividade econômica em 2025, sustentada por um mercado de trabalho ainda aquecido e uma inflação que, embora presente, não tem se mostrado descontrolada. Apesar do avanço registrado em maio, a economista ressalta que o índice continua refletindo um consumidor cauteloso e ainda predominantemente pessimista.

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