EconomiaInternacionalNotícias

Tarifas dos EUA travam exportação de carne bovina brasileira, diz Abiec

O Brasil é o maior exportador global de carne bovina e vinha ampliando as vendas para os EUA, atualmente seu segundo maior comprador, atrás apenas da China

As tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos às importações do Brasil tornaram inviável a exportação de carne bovina brasileira ao mercado norte-americano, afirmou nesta sexta-feira (11) o presidente da Abiec, Roberto Perosa. Ele destacou que contratos existentes terão de ser revistos e que a produção para os EUA foi temporariamente suspensa.

O Brasil é o maior exportador global de carne bovina e vinha ampliando as vendas para os EUA, atualmente seu segundo maior comprador, atrás apenas da China. A Abiec representa gigantes do setor como JBS, Marfrig e Minerva.

Perosa afirmou que o setor privado tenta negociar com o governo americano para reverter a medida. Ele alertou que as tarifas podem impactar consumidores nos EUA, elevando os preços da carne usada, por exemplo, em hambúrgueres, diante da escassez de gado no país.

Diante do novo cenário, a indústria brasileira busca redirecionar os embarques, com foco na Ásia, especialmente China e Oriente Médio. A União Europeia também surge como alternativa, embora com demanda menor.

Segundo Perosa, o setor já negocia o acesso a novos mercados, como Coreia do Sul e Japão, para compensar as perdas nas exportações aos Estados Unidos.

 

Postagens relacionadas

1 of 486