A Raízen (RAIZ4) anunciou nesta quinta-feira (24) a venda de 55 usinas de geração distribuída para a Thopen Energia S.A. e a Gera Holding Desenvolvedora S.A. (Grupo Gera) por aproximadamente R$ 600 milhões.
A transação faz parte da estratégia da companhia de reciclagem de portfólio e otimização de capital, encerrando a joint venture com o Grupo Gera e marcando o foco em soluções de gestão e consumo de energia elétrica.
Do total de ativos, 44 usinas serão adquiridas pela Thopen e 11 pelo Grupo Gera, com capacidade instalada de até 142 MWp. O pagamento será realizado conforme a transferência dos ativos, prevista para ocorrer até março de 2026. A conclusão do negócio depende da aprovação do Cade e do cumprimento de condições contratuais usuais.
O anúncio ocorre em meio a um ciclo de reestruturação da Raízen. Na semana anterior, a companhia também vendeu áreas de fornecimento de cana-de-açúcar vinculadas à Usina Santa Elisa por R$ 1 bilhão.
Segundo o BTG Pactual, essas movimentações representam cerca de 5% do volume de cana previsto para a safra 2025/2026 e reforçam o ritmo acelerado da reorganização iniciada no fim de 2024.