O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (13) uma medida provisória com ações para reduzir os efeitos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. O pacote, apresentado pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, prevê prorrogação de tributos, linhas de crédito e compras governamentais.
Entre as medidas, o Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para Empresas Exportadoras (Reintegra) será estendido a todas as empresas que vendem para os EUA. Também haverá suspensão e prorrogação por um ano do mecanismo de “drawback”, que isenta ou suspende tributos sobre insumos usados em produtos exportados.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, classificou o pacote como uma primeira ação e disse que o governo seguirá acompanhando as exportações e o comércio internacional, podendo incluir outros setores futuramente. Lula reforçou que o Brasil busca diálogo com os EUA, mas afirmou que “quem não quer negociar são eles”.