EconomiaFinançasNotícias

Petrobras (PETR4) sofre nova baixa: presidente do Conselho deixa o cargo

O executivo deixa a estatal para assumir novos desafios, após ter seu nome aprovado para a diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP)

A Petrobras (PETR4) anunciou nesta quarta-feira (20) a renúncia imediata de Pietro Adamo Sampaio Mendes ao cargo de presidente e membro do Conselho de Administração. O executivo deixa a estatal para assumir novos desafios, após ter seu nome aprovado para a diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Segundo o estatuto, o próprio Conselho escolherá o substituto de Mendes, que seguirá no posto até a próxima Assembleia Geral. Em comunicado, ele agradeceu à presidente Magda Chambriard e às equipes da companhia pelo apoio em sua gestão.

A saída ocorre em um momento sensível: no 2T25, a Petrobras registrou lucro líquido de R$ 26,65 bilhões, impulsionado pela alta na produção de petróleo, mas pressionado pela queda do Brent. Analistas do Citi projetam ainda cortes no capex para 2026, diante do risco de maior alavancagem em cenário de preços mais baixos, reduzindo também suas estimativas de lucro para 2025 e 2026.

Postagens relacionadas

1 of 474