EconomiaInternacionalNotícias

Inflação dos EUA sobe 0,2% em julho e mercado monitora impacto das tarifas de Trump

Segundo Sara Paixão, analista de Macroeconomia da InvestSmart XP, o mercado acompanha de perto a trajetória dos preços

A inflação nos Estados Unidos registrou alta de 0,2% em julho, resultado em linha com as expectativas do mercado. Já o núcleo do índice, que exclui itens voláteis como energia e alimentos, avançou 0,3% no mês, acelerando frente a junho, quando a alta foi de 0,2%.

Segundo Sara Paixão, analista de Macroeconomia da InvestSmart XP, o mercado acompanha de perto a trajetória dos preços para medir os efeitos das tarifas impostas pelo governo de Donald Trump sobre produtos importados. “Até agora, o impacto parece moderado. Vimos, por exemplo, uma variação de 0,7% em móveis e utensílios domésticos, que são majoritariamente importados. Porém, outros bens, como carros novos, permaneceram com preços estáveis em julho, mesmo sendo itens potencialmente mais afetados pelas tarifas”, explica.

A analista destaca que as tarifas integrais definidas por Trump só começaram a vigorar em agosto. Desde abril, a alíquota aplicada a diversos países estava unificada em 10%. Além disso, fatores como o aumento dos estoques podem ter retardado o repasse dos custos para o consumidor final.

Para investidores e formuladores de política monetária, o comportamento da inflação nos próximos meses será determinante para avaliar o real alcance das medidas comerciais sobre a economia americana e suas possíveis implicações para a taxa de juros.

Postagens relacionadas

1 of 468