A presidente do Banco do Brasil (BBAS3), Tarciana Medeiros, afirmou nesta quarta-feira que a instituição cumpre integralmente a legislação brasileira e também as leis dos mais de 20 países em que mantém operações, reforçando que o banco segue “forte e robusto”.
A declaração ocorre após a queda das ações de bancos brasileiros, entre eles o BB, impactadas pela decisão do ministro do STF Flávio Dino de que leis estrangeiras não se aplicam a brasileiros no território nacional — medida que pode atingir a aplicação da Lei Magnitsky, dos EUA, que sancionou o ministro Alexandre de Moraes.
Durante seminário do Ministério da Fazenda sobre governança, Medeiros criticou indiretamente manifestações que, segundo ela, colocam em dúvida a solidez da instituição. Sem citar nomes, classificou como “muita falta de responsabilidade” quando um brasileiro questiona a integridade do Banco do Brasil, em linha com declarações de membros do governo que vêm criticando a atuação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos EUA em defesa de sanções contra o país. (Com Reuters)