O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criticou duramente a postura do governo federal diante da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos às exportações brasileiras. Segundo ele, a falta de articulação política pode afastar investimentos e condenar o país a um “atraso econômico”.
“O problema não é só a tarifa, é algo pior: estamos afastando investimentos e isso não está sendo dimensionado. Vamos perder o bonde da história e ficar para trás”, afirmou Tarcísio durante evento do Esfera Brasil nesta segunda-feira (25), em São Paulo. O governador destacou que o Brasil sempre foi reconhecido por sua habilidade diplomática e que precisa dialogar com parceiros estratégicos, como EUA e China, para evitar perdas no comércio exterior.
Cotado como um dos principais nomes da direita para a disputa presidencial de 2026, Tarcísio também defendeu mudanças na condução fiscal do país. Ele cobrou do governo federal um exemplo de austeridade, com redução do número de ministérios e diminuição da máquina pública. Citou ainda a necessidade de desindexar a economia, rever benefícios tributários e adotar uma reforma do orçamento. “Temos que encarar a agenda fiscal, diminuir a rigidez orçamentária e reduzir o Estado”, disse, fazendo referência às medidas de ajuste implementadas pelo presidente argentino Javier Milei.