EconomiaFinançasMercadosNotícias

Inflação em queda dá fôlego, mas PIB trava confiança do mercado, alerta estrategista

Para Gustavo Cruz, o governo pode até se animar com a perspectiva de cortes de juros, mas a economia fraca deve exigir medidas de estímulo.

A semana começou em tom positivo no mercado, com nova queda nas projeções de inflação no Brasil e expectativa de corte de juros nos EUA já em setembro. No Giro do Mercado desta segunda-feira (25), o estrategista-chefe da RB Investimentos, Gustavo Cruz, avaliou o cenário e fez alertas.

Segundo ele, a inflação em queda é um bom sinal, mas o PIB segue preocupando. “As revisões para baixo no PIB não foram comemoradas. A desaceleração deve ficar mais clara com os dados do segundo trimestre”, afirmou. Para Cruz, o governo pode até se animar com a perspectiva de cortes de juros, mas a economia fraca deve exigir medidas de estímulo.

O especialista avalia que reduções na Selic só devem ocorrer a partir de dezembro, mesmo com espaço para cortes diante dos indicadores domésticos. Ele destacou ainda que o “tarifaço” de Donald Trump pode pressionar produtores a despejar mercadorias no mercado interno, o que impactaria a inflação no curto prazo.

No mercado de capitais, Cruz mantém cautela com o Ibovespa, que ainda enfrenta reflexo da revisão de projeções corporativas e do adiamento de investimentos para 2026. “O índice é um reflexo das empresas, e se elas não estão confiantes, o mercado sente”, resumiu. (Com informações do MoneyTimes)

Postagens relacionadas

1 of 475