Destaque
DestaqueEconomiaNotícias

Aviação brasileira tem outubro recorde e projeta expansão com novos voos

Setor aéreo tem o melhor outubro da série histórica e companhias anunciam mais voos no próximo ano

O crescimento contínuo da demanda levou a aviação brasileira a registrar, em outubro, um dos maiores volumes de passageiros já movimentados no país. Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil, foram 9 milhões de viajantes transportados em voos domésticos, alta de 9,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. Foi o melhor resultado para outubro desde o início da série histórica, em 2000, e o quarto maior patamar mensal já registrado pela agência.

O movimento interno só é superado pelos números observados em janeiro de 2015 e 2020, ambos com 9,3 milhões de passageiros, e por julho de 2025, mês que também ultrapassou a marca de 9 milhões de embarques. O dinamismo da procura tem levado empresas a projetarem ampliações relevantes de oferta no ano que vem, cenário já indicado pela Latam.

A aviação internacional também apresentou avanço expressivo. O transporte de passageiros para o exterior somou 2,3 milhões em outubro, crescimento de 9,3% na comparação anual e o melhor desempenho da série para o mês. Esses resultados refletem a evolução dos indicadores de demanda e oferta, medidos respectivamente por quilômetros percorridos por passageiros pagantes (RPK) e assentos disponibilizados por quilômetro voado (ASK). No mercado doméstico, a demanda avançou 9,7% e a oferta cresceu 8,4%. No segmento internacional, as altas foram de 10% e 8,8%.

O transporte de cargas, por outro lado, recuou em outubro. Foram movimentadas 41,1 mil toneladas no mercado interno, queda de 7,4% frente ao resultado de 2024. No transporte internacional, o volume totalizou 78,1 mil toneladas, redução de 7,8%.

O desempenho forte da demanda tem estimulado projeções de crescimento da malha aérea. Nas últimas semanas, a Latam anunciou a inclusão de sete novos destinos domésticos e internacionais, em um plano que pretende elevar o total de cidades atendidas no Brasil de 59 para 63 em 2025. A expansão será acompanhada pela chegada de novas aeronaves.

O CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, afirmou que há espaço para ampliar a oferta, especialmente com a entrada de pelo menos 12 jatos Embraer E2 a partir do ano que vem. As primeiras operações com o novo modelo devem ser definidas no início de 2026. Os aviões, de menor porte, devem atender rotas consideradas menos densas. A expectativa é que as entregas comecem em outubro de 2026.

Postagens relacionadas

1 of 541