Destaque
DestaqueEmpresasFinançasNotícias

Copel finaliza adesão ao Novo Mercado e simplifica estrutura acionária

Companhia reforça governança corporativa e aprova dividendos bilionários para acionistas

A Copel informou ao mercado nesta segunda-feira (22) a conclusão do processo de migração para o Novo Mercado da B3, segmento que concentra companhias com os mais elevados padrões de governança corporativa do mercado brasileiro. Com a mudança, a empresa passa a ter exclusivamente ações ordinárias, negociadas sob o código CPLE3, que conferem direito de voto aos acionistas.

Segundo a companhia, a migração consolida uma estrutura societária considerada mais simples e transparente, alinhada às práticas exigidas pelo Novo Mercado. A Copel afirmou ainda que a decisão reflete um compromisso estratégico com a governança corporativa e com a geração de valor no longo prazo.

A conclusão do processo ocorre em um período de decisões relevantes para a companhia. Em 10 de dezembro, o conselho de administração aprovou a distribuição de R$ 1,35 bilhão em dividendos, correspondente a R$ 0,45460171311 por ação. Terão direito aos proventos os acionistas com posição acionária na data-base de 30 de dezembro de 2025, com as ações passando a ser negociadas “ex-direito” a partir de 2 de janeiro de 2026.

A Copel informou que a data de pagamento dos dividendos ainda será definida em Assembleia Geral Ordinária, marcada para 23 de abril de 2026. A empresa estabeleceu o dia 30 de junho de 2026 como data limite para a quitação dos valores aprovados.

Em comunicado, a companhia ressaltou que o valor por ação poderá sofrer ajustes caso haja exercício do direito de recesso por acionistas detentores de ações preferenciais que não tenham aprovado a matéria deliberada em assembleia específica, seja por dissidência, abstenção ou ausência.

Postagens relacionadas

1 of 552