Vendas de computadores apresentaram diminuição de 7,6% no terceiro trimestre de 2023

Em comparação com o ano anterior, houve uma redução de 7,6%, totalizando 68,2 milhões de remessas de PCs

A IDC (International Data Corporation) divulgou um novo relatório preliminar sobre as vendas de PCs em todo o mundo no terceiro trimestre de 2023, confirmando uma queda nas vendas durante o trimestre, repetindo o cenário de 2022. 

Em comparação com o ano anterior, houve uma redução de 7,6%, totalizando 68,2 milhões de remessas de PCs. Embora os níveis de estoque de PCs, incluindo desktops, notebooks e workstations, estejam se aproximando da normalidade, a pressão por preços mais baixos por parte dos consumidores e das empresas continua a ser um desafio significativo para o desempenho das vendas. 

As cinco principais empresas do setor são Lenovo, HP, Dell, Apple e Asus, respectivamente. A Lenovo experimentou uma diminuição de 5,0% em comparação com o mesmo período de 2022, enquanto a HP foi a única a registrar um crescimento de 6,4%, devido à normalização dos estoques e a consequente melhoria na distribuição.

Por outro lado, a Apple enfrentou a maior queda, com uma redução de 23,1% em relação ao mesmo período de 2022. Essa queda pode ser atribuída a "comparações desfavoráveis ano a ano, à medida que a empresa se recuperou de uma paralisação relacionada à COVID durante o terceiro trimestre de 2022".

Conforme declarado por Jitesh Ubrani, Gerente de Pesquisa da IDC, a "indústria de computadores pessoais está progredindo em um processo de recuperação gradual", e um dos fatores que influenciará o mercado no futuro é o encerramento do suporte ao Windows 10, previsto para 2024.