Views
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou nesta quarta-feira, 11, a taxa básica de juros (Selic) em 1 ponto porcentual, de 11,25 para 12,25% ao ano.
A decisão, que foi unânime, confirma a expectativa de aceleração do ritmo do aperto monetário frente às últimas reuniões, com ciclo de alta.
No comunicado que acompanhou sua decisão, o Copom destacou que o cenário atual é caracterizado por uma maior desancoragem das expectativas de inflação, aumento nas projeções inflacionárias, um dinamismo econômico acima do esperado e uma maior abertura no hiato do produto. Esses fatores exigem uma política monetária ainda mais rigorosa.
Diante disso, o colegiado optou por um ajuste de maior intensidade, afirmando que a decisão está alinhada com a estratégia de trazer a inflação para próximo da meta ao longo do horizonte relevante.
"Sem comprometer seu objetivo principal de garantir a estabilidade dos preços, a decisão também busca suavizar as flutuações na atividade econômica e promover o pleno emprego", conclui o comunicado.
A projeção para a inflação subiu novamente. Para os analistas, o IPCA, que é o índice oficial de inflação, deve chegar a 4,84% no fim de 2024.
O Boletim Focus prevê um crescimento forte da economia neste ano, quase 3,4%, acima do previsto pelo Ministério da Fazenda.
Mesmo com os juros elevados, as expectativas de inflação continuam subindo.