Views
A Empiricus Research atualizou sua carteira recomendada de fundos imobiliários para o mês de novembro, indicando a venda integral das cotas do Pátria Recebíveis (HGCR11) e a compra do RBR High Grade (RBRR11). A mudança ocorre em um contexto de incertezas fiscais que vêm afetando o mercado doméstico e pressionando os ativos.
Em outubro, a carteira de fundos imobiliários da Empiricus teve um desempenho negativo de 0,49%, resultado superior ao índice de referência Ifix, que registrou queda de 3,06% no mesmo período. De acordo com os analistas Felipe Miranda e Caio Nabuco de Araújo, o desempenho negativo do Ifix foi impulsionado pelas preocupações fiscais, à medida que o mercado aguarda medidas concretas do Ministério da Fazenda, enquanto o governo sinaliza um possível plano de corte de gastos.
Os fundos de papel (CRIs) tiveram um destaque negativo, com uma queda de 2,9% no mês. Esse movimento, descrito como incomum pelos analistas, foi atribuído à inclinação da curva de juros, que trouxe pressão adicional sobre os fundos imobiliários do tipo papel.
Para novembro, a Empiricus acredita que o cenário de riscos permanece elevado, especialmente com o aumento dos juros na primeira semana do mês. No entanto, os analistas apontam que o recuo nas cotações aproximou os múltiplos de lucro e rendimento do Ifix aos menores níveis desde o primeiro trimestre de 2023, o que abre oportunidades para compras.
Fundos Imobiliários Recomendados e Dividend Yield
A carteira da Empiricus apresenta um dividend yield médio de 10,3%, considerando o último provento anualizado pago por cada fundo.