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A partir de novembro, o Santander Brasil permitirá que empresas adotem o Pix Automático para a base de clientes do banco, como parte de uma estratégia para fidelizar e atrair companhias antes do prazo oficial estabelecido pelo Banco Central, que prevê a disponibilização do serviço em junho do próximo ano.
O Pix Automático foi desenvolvido para simplificar cobranças recorrentes, sendo uma solução atrativa para diversos tipos de empresas. Diferente do débito automático, que requer contratos bilaterais entre as companhias e os bancos, o Pix Automático permitirá que as operações sejam centralizadas em um único banco.
“Nós queremos ser o banco de escolha das pessoas jurídicas, sem dúvida nenhuma”, afirmou Paulo Duailibi, diretor de produtos para pessoas jurídicas do Santander Brasil, destacando que o banco busca se antecipar ao mercado para “quando o mercado for intercambiável, seja possível virar a chave de maneira simples”.
O lançamento do Pix Automático para o público em geral estava originalmente previsto para 28 de outubro, mas foi adiado pelo Banco Central para 16 de junho de 2025. No entanto, muitos bancos já haviam avançado em seus preparativos para oferecer o serviço. O Banco do Brasil, por exemplo, já iniciou testes do serviço em fase piloto com alguns clientes.
Duailibi não apresentou uma projeção numérica sobre o impacto do serviço nas receitas do Santander, mas acredita que haverá uma mudança no perfil de clientes. Ele também mencionou que as empresas provavelmente não concentrarão todas as suas operações em um único banco, e, com base nas conversas que o Santander já tem mantido com companhias, não vê risco de perda de participação no mercado de pagamentos.
“Nós vamos ter um 'share' importante nesse novo mercado. Eu não tenho a menor dúvida com relação a isso. Mas, sim, haverá concorrência entre os bancos”, ponderou Duailibi, acrescentando que o Santander está colaborando com empresas para desenvolver diferenciais competitivos.
O executivo destacou que as empresas têm demonstrado grande interesse em aderir ao Pix Automático, que oferece vantagens como a “simplificação operacional” e a possibilidade de repassar o pagamento do cliente à empresa em D+0, enquanto o modelo atual de débito automático realiza o repasse em D+1.
Além de captar companhias antes da entrada em vigor do novo serviço, o Santander também busca educar seus clientes pessoa física sobre o Pix Automático, esclarecendo dúvidas que possam surgir, como quando uma empresa optar por oferecer o serviço através de um banco concorrente.
“Eu quero deixar o meu cliente pessoa física tranquilo de que o débito automático dele vai ocorrer... que ele não precisa mudar de banco, por exemplo”, explicou Duailibi, reforçando a preocupação do Santander em garantir uma transição suave para seus clientes no uso do novo serviço.