Biometria dos passageiros será utilizada para criar “token único de autenticação”

Singapura vai trocar a apresentação de passaporte por controles biométricos no Aeroporto Changi, principal do país e considerado o melhor do mundo em 2023. A novidade vai ser implementada no primeiro semestre de 2024 e vai automatizar a passagem pela imigração dos milhões de turistas que entram no país asiático por ano.

O aeroporto já é muito moderno e conta com tecnologia biométrica e softwares de reconhecimento facial em alguns pontos de controle de imigração. Mas Josephine Teo, Ministra das Comunicações do país, explicou que as novidades vão reduzir “a necessidade dos passageiros apresentarem repetidamente os documentos de viagem e permitirão um processamento mais simples e conveniente”.

Com isso, “Singapura será um dos primeiros países do mundo a introduzir autorização de imigração automatizada e sem passaporte”, disse a autoridade. A novidade foi incluída na alteração de lei de imigração, apresentada nesta semana pelo governo local.

No sistema que deve ser implementado ano que vem, a biometria dos passageiros vai ser utilizada para criar um “token único de autenticação” para vários pontos automatizados dentro aerporto – como na entrega de bagagem ou mesmo na liberação de imigração e embarque. Mas, nesse primeiro momento, esses pontos estarão concentrados nas áreas de embarque.

A ideia é acabar com a necessidade de documentos físicos, incluindo cartões de embarque e passaportes. O aeroporto já conta com quatro terminais e está construindo mais um.

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook