Aplicativo para usuários do Apple Watch terá inteligência artificial que dará dicas conforme os dados coletados ao longo do dia

A Apple estaria em fase de criação de um aplicativo que utilizará inteligência artificial para dar dicas de saúde aos usuários de Apple Watch.

De acordo com a informação divulgada pelo site Bloomberg, a tecnologia será capaz de analisar os dados da pessoa, obtidos pelo smartwatch, e apresentar conclusões sobre o quadro de saúde dela.

O app já é conhecido internamente na empresa pelo codinome de “Quartz”. Ao que tudo indica, para ter acesso às dicas do tal “coach de saúde” da Apple, o usuário teria de pagar. A previsão é que ele seja lançado em 2024.

Ação da IA

A inteligência artificial teria algumas funções específicas, como promover atividades físicas, motivar o usuário a fazê-las diariamente, sugerir hábitos saudáveis de alimentação e propor programas e rotinas de treinamento.

A informação foi apurada pelo analista Mark Gurman. Segundo ele, existe a possibilidade de que o projeto não seja levado adiante, mas, pelo que já foi desenvolvido, a ferramenta se parece com o app de diário que também está em fase de criação na Apple.

A ideia é que o Quartz e o Jurassic (codinome do app de diário) trabalhem conjuntamente para entregar resultados mais precisos sobre a rotina de cada usuário. Assim, um deles seria focado em atividades físicas e o outro em hábitos gerais.

Foco no bem-estar

Esses detalhes indicam um possível caminho de investimento da empresa, focado no bem-estar e aproximação mais detalhada à rotina dos clientes.

Ainda de acordo com Gurman, a Apple também estaria desenvolvendo uma espécie de “monitor de emoções” para incrementar o aplicativo Saúde.

A nova ferramenta deve permitir que usuários registrem a variação de humor, no decorrer do dia, e respondam perguntas sobre sua rotina, visando uma conclusão e análise em médio prazo.

Com tantos dados e informações, a ferramenta se tornaria tão inteligente, a ponto de determinar o temperamento do usuário a partir do tom de voz dele. Porém, essa adição seria mais conveniente para usuários de tablet.

Previsão

Como se tratam de descobertas extraoficiais, a Apple ainda não divulgou detalhes, tampouco confirmou algo relacionado aos novos apps e expansão do uso de inteligência artificial.

Se o lançamento de algum deles estiver nos planos para este ano, espera-se que algo seja comentado durante a WWDC 2023, que ocorrerá no próximo mês.

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook