O que pesa na balança de um financiamento habitacional é a taxa de juros

O que pesa na balança de um financiamento habitacional é a taxa de juros. Este fator é essencial por ditar se a prestação será mais alta ou mais baixa, o que impacta diretamente na capacidade do mutuário de pagar o seu financiamento habitacional. Nesse quesito, a favor do mutuário, dois pontos importantes de destaque são a concorrência, que reduz o custo efetivo total do empréstimo, e a portabilidade, que possibilita mudar de um banco para outro, sempre buscando um custo mais baixo para seu financiamento. 

Quando há uma boa concorrência entre várias instituições atuando no mesmo ramo, cria-se uma disputa entre elas que, para conseguir ganhar o mercado de consumo, passam a oferecer condições melhores que seus concorrentes, como destaca a consultora jurídico da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH) no Maranhão, Ana Cristina Brandão Feitosa. “Nessas horas, o consumidor/mutuário deve saber usar a concorrência como meio de negociação. Sempre antes de fechar um contrato, busque outras alternativas no mercado e barganhe com os bancos melhores condições para o seu financiamento”, aconselha. 

Após assinado o contrato, mesmo que as condições da época se tornem menos atraentes que as oferecidas por outras instituições financeiras, nada impede que o mutuário peça a portabilidade do seu financiamento, para, novamente, ter um contrato mais benéfico. “A portabilidade é um procedimento autorizado pelo Banco Central que deve ser requerido pelo mutuário junto à nova instituição financeira, que ficará responsável pelo procedimento junto à instituição financeira titular do contrato de financiamento habitacional”, explica.

Sobre a portabilidade, a advogada ressalta que cabe destacar que devem ser mantidas algumas características do contrato, como prazo e sistema de amortização, e que não cabe recusa do pedido pela instituição financeira titular do financiamento. “Ou seja, uma vez requerido pelo mutuário, o procedimento deve obrigatoriamente ser realizado.” 

Em tempos de juros baixos no mercado decorrente de medidas governamentais e fomentado pela concorrência, a portabilidade é uma medida a ser considerada para redução da parcela do financiamento habitacional.

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook