Sangue é "digitalizado" e enviado a central, onde é analisado por computador e especialista clínico

Uma startup investiu no serviço de laboratório portátil no Brasil. Com um equipamento pequeno que funciona com cápsulas, a tecnologia permite realizar exame de sangue em minutos e até teste de Covid.

Lançado em 2017, o aparelho permite a realização de 20 exames, como HIV, dengue, zika e hepatite, em locais como farmácias, hospitais, clínicas e laboratório.

"Você fura o dedo do paciente, coleta uma gota de sangue, insere dentro do equipamento e ele usa inteligência artificial e internet das coisas para fazer um exame de sangue em minutos”, explica Marcus Figueredo, empresário.

Como é feito o teste

Em contato com o sangue coletado, os reagentes geram efeitos que podem ser medidos, como mudanças na densidade ótica e na cor.

"Para o paciente, fica a impressão de que a maquininha que tá mandando para ele o resultado, mas na verdade, o sangue dele foi digitalizado, viajou na internet, foi visto por um computador inteligente e depois por um especialista de análises clinicas, tudo isso muito rápido”, explica Figueredo

Um sensor transforma tudo em informação digital, para ser analisada pela central da empresa, em Curitiba. O paciente recebe o resultado por celular em 30 minutos.

As cápsulas são descartáveis. O laboratório portátil já está em mais de mil cidades do Brasil. O valor do exame varia de acordo com o tipo e a complexidade. Em 2020, a startup também passou a fazer o teste de Covid 19.

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook