Views
Puxada pelo setor de serviços, a economia brasileira acelerou e cresceu 0,8% no primeiro trimestre deste ano na comparação com os últimos três meses de 2023. O número foi divulgado peloInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) nesta terça-feira, dia 4.
O desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) nos primeiros três meses deste ano ficou dentro do esperado pelos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, cujo intervalo variava de alta de 0,4% a 1,2% e veio um pouco acima da mediana das previsões, que era de avanço de 0,7%.
Na comparação com o primeiro trimestre de 2023, a economia brasileira avançou 2,5%.
A leitura dos analistas é a de que a atividade começou o ano mais forte do que o previsto, sobretudo em janeiro e fevereiro. No fim de 2023, a economia vinha dando sinais de franqueza. No último trimestre do ano passado, por exemplo, o IBGE revisou nesta terça o desempenho do PIB para uma queda de 0,1% - o número anterior era de estabilidade.
“É um crescimento um pouco melhor do que a gente estava imaginando (na virada do ano)”, diz Alessandra Ribeiro, economista e sócia da consultoria Tendências.
(Estadão Conteúdo)