Rede D’Or anuncia venda de sua participação no GSH
O acordo marca a saída definitiva da maior rede hospitalar do país da sociedade com o GSH

A Rede D’Or deu mais um passo na estratégia de focar em ativos essenciais ao anunciar a venda de sua participação de 20% no Grupo São Francisco de Saúde (GSH), em uma transação de R$ 650 milhões. O acordo marca a saída definitiva da maior rede hospitalar do país da sociedade com o GSH, adquirida em 2019 pela Hapvida. Com a venda, a totalidade do controle do grupo passa para as mãos da CVC Capital Partners, um dos maiores fundos globais de private equity, que já detinha os outros 80% por meio da Hapvida.

O movimento reforça o plano da Rede D’Or de otimizar seu portfólio e concentrar investimentos em seus principais ativos, como hospitais e clínicas. De acordo com a empresa, os recursos obtidos com a operação serão utilizados para reforçar o caixa e impulsionar o crescimento orgânico e inorgânico da rede, que segue em expansão nacional. A alienação da fatia no GSH é vista como uma forma de concentrar esforços na consolidação da liderança da companhia no segmento hospitalar.

Embora o GSH seja uma empresa estratégica no setor de saúde, com forte atuação nas regiões Norte e Nordeste em áreas como medicina diagnóstica, hemoderivados e soluções hospitalares, analistas apontam que sua operação não estava mais alinhada ao core business da Rede D’Or. A decisão de sair da sociedade ocorre em um momento em que o grupo hospitalar busca racionalizar sua atuação e ampliar a rentabilidade com foco em ativos com maior sinergia operacional.

Para a CVC Capital Partners, a aquisição completa do GSH representa mais uma movimentação relevante no setor de saúde brasileiro, uma área vista como estratégica para fusões, aquisições e inovação. A presença do fundo no Brasil tem crescido de forma consistente, e o setor de saúde aparece como uma de suas prioridades em um mercado ainda fragmentado, com elevado potencial de consolidação.

redacao
Conta Oficial Verificada