Selic a 15% limita expansão em 2025, afirma Carrefour
Empresa vai priorizar gestão de caixa e alavancagem, diz Stéphane Maquaire, CEO do grupo no País

Quase quatro anos após anunciar a fusão com a rede de hipermercados BIG, o Carrefour Brasil praticamente concluiu o processo de integração da marca. A compra, realizada por R$ 7,5 bilhões em março de 2021, foi finalizada em junho de 2022, e ao final de 2024, a companhia consolidou uma rede de lojas menor. No último ano, 212 unidades foram fechadas, e a empresa não prevê uma expansão agressiva para 2025, refletindo o cenário econômico desafiador do Brasil.

O CEO do Carrefour Brasil, Stéphane Maquaire, afirmou que a prioridade da empresa neste momento é preservar o caixa e reduzir a alavancagem financeira, especialmente diante das projeções para a taxa Selic, que pode alcançar 15% ou mais ao longo do ano. “Vamos segurar um pouco e abrir menos lojas do que no ano passado para os formatos Atacadão e Sam’s Club. É o momento de esperar um pouco”, declarou Maquaire ao apresentar os resultados financeiros de 2024 e do quarto trimestre do ano.

Apesar do fechamento de lojas, o desempenho financeiro do Carrefour Brasil foi positivo. O grupo registrou um lucro líquido ajustado controlador de R$ 2,382 bilhões no ano, um salto expressivo de 517,3% em relação aos R$ 386 milhões reportados em 2023. No entanto, esse crescimento foi impulsionado principalmente por menores despesas financeiras, taxas mais baixas de empréstimos intercompany e eficiência tributária, conforme explicou o CFO do grupo, Eric Alencar.

As receitas totais da companhia em 2024 somaram R$ 115,6 bilhões, um crescimento de 5,3%, praticamente acompanhando a inflação medida pelo IPCA, que fechou o ano em 4,84%.

Com a expansão da rede de lojas temporariamente em segundo plano, o Carrefour Brasil aposta em duas frentes para impulsionar o crescimento em 2025: aprimorar a eficiência operacional e expandir a oferta de serviços dentro das lojas, especialmente nas unidades do Atacadão, que representam mais de 70% das vendas do grupo.

Em 2024, a empresa introduziu serviços como padaria, açougue e frios fatiados em 157 lojas do Atacadão, e a estratégia será ampliada em 2025. “Temos espaço para expandir esse modelo para mais unidades e vemos isso como uma oportunidade para aumentar a base de clientes, o volume de vendas e o ticket médio nas lojas existentes”, explicou Maquaire. Além disso, a empresa considera a conversão de unidades de outros formatos para Atacadão e Sam’s Club, as bandeiras que tiveram maior crescimento no ano passado.

No quarto trimestre de 2024, o Carrefour Brasil reportou um lucro líquido ajustado controlador de R$ 1,77 bilhão, uma alta de 240% em relação ao mesmo período de 2023, quando o lucro foi de R$ 520 milhões. O Ebitda ajustado da companhia nos últimos três meses do ano foi de R$ 1,917 bilhão, crescimento de 2,2% na comparação anual. No acumulado de 2024, o Ebitda ajustado chegou a R$ 6,5 bilhões, um avanço de 13,4%.

A receita líquida consolidada no quarto trimestre somou R$ 29,654 bilhões, um aumento de 5,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo Maquaire, os resultados refletem a capacidade do Carrefour Brasil de continuar expandindo a receita ao mesmo tempo em que melhora a rentabilidade, mantendo disciplina de custos, eficiência operacional e condições comerciais competitivas.

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