Com especialistas estrangeiros, atividades gratuitas e abertas ao público do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação serão realizadas durante 12 semanas

Explicar o funcionamento matemático e computacional dos métodos de aprendizado profundo, ou deep learning. Esse é o principal objetivo da série de eventos on-line Understanding deep learning, realizada pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, a partir desta segunda-feira, 19 de abril.

Já confirmaram participação na iniciativa 11 pesquisadores estrangeiros, que ministrarão palestras em inglês. Cada uma dessas palestras será precedida de uma aula ministrada em português por um convidado brasileiro, que fornecerá um conhecimento prévio sobre o tema a ser abordado, permitindo, assim, a alunos e pesquisadores compreenderem melhor o conteúdo que será trazido pelo palestrante.

A série de eventos Understanding deep learning é voltada para alunos de pós-graduação e pesquisadores das áreas de computação, física, estatística e matemática aplicada e pura. Todas as atividades são gratuitas, abertas a todos os interessados e serão transmitidas pelo Youtube, por meio do canal do grupo de extensão Data ICMC, responsável pela iniciativa.

A primeira aula ocorreu nesta segunda-feira, 19 de abril, e pode ser acompanhada neste link. Ela precederá a primeira palestra, que será ministrada no dia 23, sexta-feira, às 14 horas, pelo professor Boaz Barak, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

A série de eventos prosseguirá durante 12 semanas, totalizando 11 aulas e 11 palestras. Haverá, ainda, uma mesa- redonda no dia 9 de julho. A programação completa pode ser consultada no site do evento.

A série de eventos aborda um campo de pesquisa que está em franco desenvolvimento. “Essa área busca fundamentos que possam explicar a dinâmica dos modelos profundos, não só com base na teoria do aprendizado estatístico, mas também em áreas como sistemas dinâmicos, teoria das categorias, teoria do campo médio, teoria da informação, dentre outras”, explica um dos coordenadores do Data ICMC, João Guilherme Madeira Araújo, que cursa Ciências de Computação no instituto.

Sob supervisão do professor Gustavo Nonato, o Data ICMC promove aulas, cursos, eventos e grupos de estudos sobre ciência de dados e aprendizado de máquina. A missão é unir a indústria, o mundo acadêmico e indivíduos interessados nessas áreas, de forma que todos possam criar conexões importantes para a vida e a carreira enquanto aprendem.

Mais informações
Site do evento: https://understandingdl.netlify.app/program
Site do Data ICMC: http://data.icmc.usp.br
Acesse o canal do grupo no Youtube: www.youtube.com/c/DataICMC/videos
Dúvidas: escreva para [email protected]

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook