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As vendas no varejo registraram um crescimento de 2,4% em fevereiro em relação a janeiro, após um período de estabilidade no mês anterior. No entanto, na comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma retração de 0,5%. Os dados são do indicador IGet, elaborado pelo Departamento Econômico do Santander em parceria com a Getnet.
O levantamento aponta que o setor de alojamento e alimentação apresentou queda de 0,7%, marcando a terceira retração consecutiva no segmento. Por outro lado, os demais serviços tiveram um avanço de 1,3%.
Segundo Fabio Coelho, Vice-Presidente de Finanças da Getnet, os resultados de fevereiro indicam uma recuperação do varejo e do setor de serviços, reforçando a resiliência da atividade econômica. No entanto, ele alerta para os possíveis impactos das recentes elevações das taxas de juros sobre o consumo nos próximos meses.
Desempenho do varejo ampliado e restrito
O IGet Varejo Ampliado, que inclui as vendas de automóveis e materiais de construção, cresceu 1,3% em fevereiro, revertendo a queda de 0,8% registrada em janeiro. No comparativo anual, o índice avançou 5,2%.
Já o IGet Varejo Restrito, que exclui veículos e materiais de construção, apresentou um desempenho ainda mais forte, com alta mensal de 2,1% e crescimento anual de 6,1%. Dentro desse segmento, apenas o setor de vestuário teve um resultado negativo, com recuo de 0,8%.
Entre os destaques positivos, o segmento de outros bens de uso pessoal avançou 10,4%, seguido por móveis e eletrodomésticos, que cresceram 8%, e artigos farmacêuticos, com alta de 2,5%. No varejo ampliado, o setor de automóveis, partes e peças teve um crescimento de 3,3%, enquanto os materiais de construção ficaram praticamente estáveis, com variação de 0,1%.