A TAP Air Portugal decidiu manter sua operação atual no Brasil sem alterações ao longo do restante de 2025. Apesar da ampla presença da companhia aérea no país, com voos regulares para 13 capitais brasileiras, duas cidades frequentemente mencionadas como potenciais novos destinos — Curitiba (PR) e João Pessoa (PB) — continuarão fora da malha aérea da transportadora portuguesa, pelo menos por ora.
Atualmente, a TAP realiza 15 rotas entre o Brasil e seus hubs em Lisboa (LIS) e Porto (OPO), consolidando-se como a companhia estrangeira com maior presença no país. Nos últimos meses, a empresa reativou a rota para Porto Alegre (RS) e inaugurou voos para Florianópolis (SC). No entanto, também realizou ajustes operacionais, como a troca de aeronaves e a redução de frequências em algumas rotas, mantendo o tamanho total da malha praticamente estável.
Com essas mudanças, Porto Alegre passou a ser atendida pelo Airbus A330-900neo, com capacidade para 298 passageiros, enquanto Florianópolis opera com o A330-200ceo, que comporta 269 pessoas. Já a conexão com Manaus (AM), que havia sido suspensa, foi retomada com o Airbus A321LR, mas com escala em Belém (PA), uma vez que, segundo a empresa, não há demanda suficiente para justificar uma operação direta entre Lisboa e a capital amazonense.
Outros destinos tradicionais da malha da TAP também enfrentam limitações operacionais. Em Belo Horizonte (MG), por exemplo, o governador do estado solicitou que o voo para o Aeroporto de Confins (CNF) se tornasse diário. A companhia respondeu que a ampliação só será possível se a taxa de ocupação atingir consistentemente 90% ou mais.
Curitiba (PR) apareceu entre os destinos mais especulados para receber voos da TAP, especialmente por seu perfil corporativo e turístico. No entanto, a limitação técnica da pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena, que possui apenas 2.218 metros, inviabiliza a operação segura de aeronaves de grande porte em voos intercontinentais. Sem previsão de obras para ampliação da pista, a empresa portuguesa afastou, por enquanto, a possibilidade de incluir a capital paranaense em sua malha. A informação foi confirmada em entrevista ao jornal português Diário de Notícias.
Outro destino que vinha sendo cogitado era João Pessoa (PB). A possibilidade ganhou força após declarações da Embratur sobre negociações com a TAP, o que poderia colocar a capital paraibana como o primeiro ponto do estado a receber voos regulares para a Europa. No entanto, a companhia aérea avaliou que a demanda ainda é insuficiente. Afirmou também que o Nordeste já é bem atendido com suas operações em Recife (PE) e Natal (RN), além de contar com parcerias com companhias brasileiras como Azul, LATAM e GOL para conexões regionais com João Pessoa e outras cidades da região.