Empresários brasileiros em missão a Washington se reuniram nesta quarta-feira (3) com Christopher Landau, vice-secretário do Departamento de Estado dos Estados Unidos, para discutir alternativas às tarifas de até 40% impostas pelo governo de Donald Trump sobre produtos do Brasil.
Segundo relatos de participantes do encontro, Landau afirmou que a Casa Branca está aberta ao diálogo, mas deixou claro que a sobretaxa é uma medida de natureza política, e não comercial. Ele destacou que todas as justificativas estão descritas no decreto assinado por Trump, no qual o ex-presidente republicano relaciona as sanções àquilo que considera uma “caça às bruxas” contra Jair Bolsonaro, incluindo decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Landau sugeriu ainda que a missão brasileira teria mais êxito se buscasse sensibilizar autoridades no Brasil para a interpretação do governo americano. Ele reiterou que, embora o Departamento de Estado esteja disposto a discutir o tema, tratará a questão no campo político, diferentemente do que deseja o governo Lula, que já afirmou só aceitar negociar em termos comerciais.