As ações da Raízen (RAIZ4) subiam 4,71% por volta das 14h26 desta sexta-feira (17), entre os maiores ganhos do Ibovespa, que avançava 0,57%. Segundo Fabio Lemos, da Fatorial Investimentos, a alta está relacionada ao exercício de opções, com investidores comprando papéis para cobrir posições – movimento sem relação direta com os fundamentos da companhia.
Apesar do desempenho positivo no dia, a empresa enfrentou decisões desfavoráveis, como o veto do Carf ao uso de créditos tributários ligados a despesas administrativas. Além disso, a volatilidade aumentou desde a semana passada, após queda nos títulos de dívida no exterior e rumores de que a empresa estaria queimando caixa rapidamente, levando ao desmonte de posições por alguns investidores.
Em resposta, a Raízen negou qualquer plano de reestruturação de dívida ou pedido de recuperação judicial. Analistas também reforçam que a companhia alongou seus passivos no fim do ano passado e não tem amortizações previstas no curto prazo, afastando preocupações sobre problemas de liquidez.