O Fundo Garantidor de Créditos informou nesta segunda-feira que já recebeu 569 mil pedidos de ressarcimento referentes a certificados de depósitos bancários do Banco Master. Desse total, 377 mil solicitações tiveram o processo concluído e aguardam o início dos pagamentos, previsto para ocorrer ainda hoje.
Os pedidos começaram a ser registrados na manhã de sábado, 61 dias após a decretação da liquidação do Banco Master, ocorrida em 18 de novembro. O FGC garante valores de até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ, por instituição financeira. Segundo o fundo, os valores garantidos de CDBs do Banco Master, do Banco Master de Investimento e do Letsbank totalizam R$ 40,6 bilhões, distribuídos entre cerca de 800 mil investidores.
Para pessoas físicas, o pedido de ressarcimento deve ser feito por meio do aplicativo oficial do FGC, com preenchimento de cadastro e assinatura digital do termo de solicitação. Após a conclusão do processo, o prazo para o crédito é de até dois dias úteis. No caso de pessoas jurídicas, o procedimento é realizado exclusivamente pelo site da entidade.
Desde o início das solicitações, usuários relataram instabilidades no aplicativo. O FGC informou que orientações foram divulgadas para agilizar o processo, incluindo o envio de documentos atualizados, legíveis e o correto preenchimento das informações solicitadas.
Em nota divulgada nesta segunda-feira, o fundo afirmou ter identificado pedidos em que a validação biométrica foi tentada com documentos sem CPF, o que resultou em recusas na verificação de identidade. A instituição negou que o aplicativo esteja apresentando instabilidade hoje e reforçou a importância de seguir as orientações disponíveis no site e no aplicativo.
Em caso de dificuldades para concluir a solicitação, o FGC informou que os investidores podem utilizar a central de ajuda disponível no aplicativo ou recorrer ao chatbot de atendimento oferecido em seu site oficial.









